/

Reformado paquistanês quer plantar 50.000 árvores para dar sombra aos peregrinos de Arbain

Mohammedi Durbar, um reformado paquistanês de 85 anos, quer plantar 50.000 árvores ao longo da rota de peregrinação de Arbain, no Iraque, para oferecer sombra aos peregrinos, conta a agência Reuters. 

Em causa está um percurso de 80 quilómetros entre as cidades de Najaf e Kerbala.

Durbar percebeu que a rota dos peregrinos – um percurso de 80 quilómetros entre as cidades sagradas de Najaf e Kerbala – não tinha sombra quando o seu neto e nora voltaram da peregrinação com a pele mais bronzeada e lhe mostraram fotografias de uma paisagem desértica. “Imediatamente percebi que não havia sombra”, disse, citado pela Reuters.

Foi nesse momento que o Paquistanês decidiu viajar para até ao Iraque, onde obteve permissão das autoridades para plantar 50.000 árvores.

O paquistanês já plantou algumas árvores em Najaf para ver se estas podem sobreviver e o teste foi um sucesso. “As árvores estão felizes”, disse. Na última sexta-feira, 9.8000 árvores de oito tipos diferentes foram enviadas para serem plantas na região.

As árvores vão passar o inverno numa estufa em Bagdade e serão depois planadas em março. Cerca de doze pessoas vão ajudar Durbar  nesta iniciativa.

Durbar estima que serão necessários três anos e 160.000 dólares – valor assumido na totalidade pelo paquistanês – para plantar todas as árvores.

O paquistanês disse que não tem a certeza se conseguirá ver os frutos do seu trabalho, mas mostra-se feliz por esta a levar a cabo esta iniciativa. “Agradeço a Deus por me colocar no caminho certo com esta idade”, disse em declarações à mesma agência.

Colaborar com a natureza é bom“, rematou.

Todos os anos milhões de pessoas fazem esta rota de peregrinação, que é a grande peregrinação xiita ao túmulo do imã Hussein em Karbala, que culmina com as celebrações do Arbain, o fim do luto pelo assassinato daquele neto de Maomé.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.