Em Portugal, estima-se que cerca de 36,7% da população sofra de dor crónica, o que equivale a mais de 3 milhões de pessoas.
Este tipo de dor, prolongada e contínua, afeta severamente a vida de muitos portugueses, embora seja frequentemente desvalorizada, por nem sempre apresentar sintomas para além da dor.
Situações como a artrite reumatoide, a dor associada a doenças como o cancro, a fibromialgia e outras dores que se manifestam de forma contínua e permanente, têm levado a que se encontrem alternativas para a medicação convencional.
Assim, a ciência tem reunido esforços para encontrar soluções para este tipo de situação e, cada vez mais, produtos sintetizados e naturais começam a ser apresentados como soluções possíveis para combater as dores crónicas, antes minoradas apenas com recurso aos analgésicos e anti-inflamatórios químicos.
Conheça alguns dos produtos que hoje são usados no combate das dores crónicas.
1. Produtos à base de CBD
Produtos como as resinas de CBD ou ainda os seus óleos são frequentemente utilizados no combate à dor crónica, já que as pesquisas sobre os seus usos medicinais demonstram que os canabinóides podem ser aliados de quem sofre com este problema, reduzindo a incidência da dor e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
As propriedades anti-inflamatórias deste produto natural, que pode comprar na loja CBD, podem ajudar com vários tipos de dor crónica, incluindo as que afetam as articulações, os músculos, a cabeça ou as de incidência mais global, como acontece com doenças como a fibromialgia.
Além disso, por contribuir também para o combate à dor de origem emocional, com um impacto direto no bem-estar e no relaxamento, este tipo de produto é muito indicado no alívio de dores crónicas como:
- dores neuropáticas;
- dores musculares;
- dores por inflamação;
- dores relacionadas com o cancro.
2. Botox ou toxina botulínica
O botox também está a ser usado no combate das dores crónicas, sendo que esta toxina bloqueia transmissões nervosas que motivam a contração dos músculos.
Além do seu uso estético, este produto tem sido associado a tratamentos de problemas como dores neuropáticas, enxaquecas e até mesmo na recuperação de situações como AVC.
3. Lidocaína
A lidocaína é um anestésico antigo e bem conhecido, mas as pesquisas mais recentes têm encontrado novas formas de a utilizar no combate das dores crónicas.
Atualmente este é encontrado como emplastro, permitindo o alívio de dores localizadas, principalmente das neuropáticas.
Este medicamento atua por penetração cutânea, bloqueando as terminações nervosas da epiderme que emitem os estímulos nervos que, a nível cerebral, provocam a sensação de dor e desconforto.
4. Melatonina
Atualmente, as pesquisas têm realizado vários testes clínicos para compreender de que forma a melatonina – conhecida como a hormona do sono – pode também impactar na melhoria de situações relacionadas com a dor crónica, sendo que o foco se encontra, atualmente, nas dores neuropáticas.
Os testes realizados demonstram que este produto tem uma ação positiva na prevenção de dores como enxaquecas, contribuindo para melhorar a sensação física e o bem-estar psicológico de quem sofre com este tipo de problema.
Em suma, as dores crónicas preocupam os especialistas mundiais e novas soluções têm sido apresentadas para responder às necessidades dos pacientes com este tipo de problema. O CBD, o botox, a lidocaína e a melatonina são alguns dos produtos que têm demonstrado resultados positivos no combate a este tipo de dor.