Redescoberta estrela hipergigante 1300 vezes maior do que o sol

ESO

-

O telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul (OES) captou a maior estrela amarela, e uma das dez maiores do Universo, com um tamanho superior a 1.300 vezes o diâmetro do Sol, anunciou hoje a organização.

Segundo um comunicado do OES, organização da qual Portugal é um dos países-membros, a estrela hipergigante amarela HR 5171 A faz parte de um sistema estelar duplo, composto por uma outra estrela, com ambas a tocarem-se, dando a imagem de um amendoim.

A HR 5171 A é cerca de um milhão de vezes mais brilhante do que o Sol. Apesar de se encontrar a quase a 12 mil anos-luz de distância da Terra, pode ser vista a olho nu, na constelação de Centauro, “por pessoas com excelente visão”.

Astrónomos, liderados por Olivier Chesneau, do Observatório da Côte de Azur, em França, usaram a técnica da interferometria para combinar a radiação captada pelos quatro telescópios individuais que compõem o VLT, “criando um telescópio virtual gigante de 140 metros de diâmetro”.

O VLT (Very Large Telescope) tem um interferómetro, um aparelho que é utilizado para realizar medidas de ângulos e distâncias, aproveitando a interferência de ondas eletromagnéticas.

As estrelas hipergigantes amarelas são muito raras e têm uma vida curta, apenas se conhecendo, segundo o Observatório Europeu do Sul, cerca de uma dúzia na Via Láctea.

O OES adianta que “os novos resultados levaram a equipa a verificar cuidadosamente observações anteriores desta estrela, num período que abarca mais de 60 anos, no intuito de estudar o seu comportamento no passado”.

A nota do Observatório Europeu do Sul refere que “observações obtidas ao longo de 60 anos, algumas por observadores amadores, indicam também que este objeto raro, e extraordinário, está a mudar muito depressa”, o que significa que está a ser observado “durante uma fase muito breve da sua vida”.

No caso da HR 5171 A, tornou-se “maior nos últimos 40 anos, arrefecendo à medida que cresce”. A hipergigante amarela tem na sua órbita uma estrela mais pequena e ligeiramente mais quente, que demora 1.300 dias a dar uma volta completa. À superfície, a HR 5171 A tem uma temperatura de 5.000ºC.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É lamentável que alguém se atreva a classificar esta estrela como “uma das dez maiores do universo”. “Uma das dez maiores até hoje observadas” será a frase correcta.

    • Caro Ptvsky, tem alguma razão. O ZAP adoptou no entanto uma versão Schrödinger do Universo: só contam para as 10 maiores as que foram observadas. As que não foram, são maiores e menores ao mesmo tempo.

  2. Desculpem a ignorancia mas todas as estrelas que são observadas fazem parte da via lactea, certo? Se sim, porque é que falam em universo?

  3. vdd andre. é um enorme deposito de hélio viajando pelo espaço sideral. um avião levaria 100 anos e um pouquinho mais para dar uma volta completa nesse supergigante sideral.. o_o

RESPONDER

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …