/

Rede social recusa pagar 300 euros de resgate a hackers

Dave Pinter / Flickr

Scott Heiferman, CEO da MeetUp

Scott Heiferman, CEO da MeetUp

A rede social Meetup.com está em guerra declarada com um grupo de criminosos cibernéticos que exige um resgate de 300 dólares para cancelar o ataque informático que há já cinco dias tem mantido o site offline.

A plataforma, disse o CEO Scott Heiferman à Reuters, voltou a ficar operacional ao final do dia de domingo, mas ainda está debaixo de ciberataques.

A empresa diz recusar-se a fazer qualquer pagamento, pois ao fazê-lo os criminosos exigirão ainda mais dinheiro.

O CEO diz que não sabe até quando a empresa conseguirá manter o site operacional e seguro, tendo em conta a constância das investidas informáticas. “É um jogo do gato e do rato”, diz Heiferman.

Um blog da Meetup comunicava que a empresa havia sido alvo de um ataque de DDOS (Negação de Serviço Distribuída), que incapacita os websites e os força a ficarem offline através de opressão por tráfego excessivo. A publicação dizia que nenhuma informação pessoal, nem mesmo dados relativos a cartões de crédito, foram atingidos.

“Vamos emergir desta situação bastante mais fortes. E não digo isto como um mero eufemismo, mas digo-o literalmente”, asseverou Heiferman.

O FBI tem estado a averiguar o ataque desde a semana passada, quando o grupo de criminosos informáticos se dispôs a cancelar o ataque mediante o pagamento de 300 dólares.

Esta investida não tem precedentes nos 12 anos de vida da plataforma online, e o diretor executivo está determinado a manter a recusa do pagamento do resgate, dizendo que a cedência às exigências dos cibercriminosos apenas tornará a empresa um alvo apetecível para futuras investidas.

meetup.com

-

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.