/

Recuperados de covid-19 já podem ser vacinados ao fim de três meses

As pessoas recuperadas há mais três meses podem ser vacinadas contra a covid-19 a partir de quarta-feira na modalidade de “casa aberta” em qualquer centro de vacinação de Portugal continental, anunciou esta terça-feira a task force que coordena o processo.

“Será possível a partir de dia 1 de setembro, a vacinação de todos os utentes recuperados após 90 dias da notificação do caso. Para tal basta que esses utentes se desloquem a qualquer centro de vacinação de Portugal continental à sua escolha, recorrendo à modalidade “casa aberta””, adiantou a estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

Segundo a task force, esta possibilidade resulta de uma decisão da Direção-Geral da Saúde que “será vertida numa alteração à norma 002/2021 a divulgar oportunamente”.

Até agora, a norma em causa previa que os recuperados da covid-19 há pelo menos seis meses podiam ser vacinados com uma dose de vacina, exceto nos casos de pessoas com imunossupressão. Para estas situações, está prevista a vacinação completa.

Com o ritmo de vacinação a diminuir, numa altura que a maior parte da população elegível já está vacinada, este encurtamento do prazo para a inoculação das pessoas recuperadas da infeção vai permitir chegar com maior rapidez à meta de ter 85% da população vacinada com pelo menos uma dose, o que está previsto acontecer ainda durante esta semana.

Os dados nacionais mais recentes indicam que Portugal tem já 72% da população com a vacinação completa e 80% com pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19.

À semelhança do que aconteceu na semana passada, a DGS não divulgou esta terça-feira o boletim semanal da vacinação contra a covid-19, alegando problemas técnicos, refere o jornal Público.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.743 pessoas e foram contabilizados 1.037.927 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.