Espanha 6-0 Alemanha: recordes que lembram Cristiano e… Sérgio Conceição

Jose Manuel Vidal / EPA

Manuel Neuer não vai querer lembrar-se do dia em que ultrapassou um recorde na seleção alemã. Ferrán Torres vai querer lembrar-se do dia em que ultrapassou um recorde na seleção espanhola.

Vai ser um dos resultados comentados mais vezes nos próximos anos: Espanha 6-0 Alemanha. Um desfecho claramente invulgar entre duas das seleções mais fortes do mundo, fazendo recordar o Mundial 2014, quando o Brasil perdeu por 7-1 contra… a Alemanha.

Esta derrota na última jornada da Liga das Nações foi a mais pesada de sempre num jogo oficial da seleção da Alemanha, mesmo quando havia a República Federal da Alemanha e a República Democrática da Alemanha. Resultado mais desnivelado só num jogo particular, em 1909, frente a uma seleção de ingleses amadores (9-0). Também já tinha perdido por 6-0, contra a Áustria, também num amigável, em 1931.

Foram seis golos sofridos num jogo; basta lembrar que a seleção da Alemanha, quando foi campeã mundial em 2014, sofreu apenas quatro golos, em sete encontros realizados no Brasil. Nas três situações em que se registou o resultado 6-0 na Liga das Nações, duas delas foram protagonizadas pela Espanha, que goleou a Croácia e a Alemanha. A Suíça também venceu a Islândia por 6-0.

E foi a primeira vez que Manuel Neuer sofreu seis golos num jogo oficial. Uma maneira infeliz de Neuer assinalar um recorde: ao jogar contra a Espanha, na noite passada, passou a ser o guarda-redes alemão com mais internacionalizações, superando as 95 partidas de Sepp Maier pela República Federal da Alemanha.

O guarda-redes do Bayern sofreu seis golos, três deles do mesmo jogador: Ferrán Torres, que se tornou o espanhol mais jovem de sempre a conseguir um hat-trick numa partida oficial. Desde a reunificação da Alemanha, há 30 anos, só três futebolistas conseguiram marcar três golos num jogo diante dos alemães: Ferrán Torres, Michael Owen e… Sérgio Conceição, no famoso Europeu 2000.

Por falar em portugueses, Cristiano Ronaldo também entra nestas estatísticas que ficam nos registos para a eternidade. Voltando a Manuel Neuer, o guarda-redes só sofreu três golos num jogo diante de cinco adversários, em toda a carreira: Ferrán Torres, Cristiano Ronaldo, Robert Lewandowski, Sergio Agüero e Dodi Lukebakio.

Num desafio histórico, ficam aqui os números históricos: a Espanha rematou 23 vezes, a Alemanha só duas; a Espanha acertou 10 vezes na baliza, a Alemanha zero; a posse de bola pendeu para o lado espanhol, que comandou o jogo com 70 por cento.

No meio de tantos recordes, e da festa do apuramento para as meias-finais da Liga das Nações, só se registaram duas notícias que Luis Enrique lamenta e que, sobretudo, os treinadores de Real Madrid e Bétis lamentam: Sergio Ramos e Sergio Canales lesionaram-se e os problemas podem ser graves.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Universo está cheio de uma substância misteriosa: chama-se quintessência

Uma equipa internacional de cientistas sugere, num novo estudo, que a expansão acelerada do Universo pode ser causada por uma substância misteriosa chamada quintessência. Os cientistas acreditam que a expansão do Universo está relacionada com a …

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …