Nunca houve tantos carros nas estradas. “E se não fossem a FlixBus e a Rede Expressos…”

Quase 22 mil veículos por dia em cada auto-estrada em Portugal, ao longo do ano passado. É o maior número de sempre.

Muito se fala na mobilidade, nos transportes públicos, mas o que volta a ser recorde nacional é o número de carros nas auto-estradas portuguesas.

Ao longo do ano passado, houve quase 22 mil veículos por dia a circular em cada auto-estrada portuguesa. É o maior número de sempre, superando os 20 mil de 2022.

Os números são do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, citados no jornal Público.

O aumento de 8,2% em 2023 representa um aumento de cerca de mil veículos por dia a circular nas auto-estradas.

Sem surpresa, o IC19 (Lisboa-Sintra) é a estrada mais preenchida: 115 mil veículos por dia. Também sem surpresa, a VCI (Porto) aparece no segundo lugar com 95 mil viaturas todos os dias, à frente da A5 (Lisboa-Cascais) com 93 mil.

Quando é que este cenário muda? “Só quando houver uma alteração disruptiva das soluções de transportes públicos. Só uma aposta muito forte nos comboios poderá alterar”, responde o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Álvaro Costa.

“Temos défice de oferta nos transportes públicos. Se não tivesse havido uma resposta da FlixBus e da Rede Expressos (autocarros), esta situação ainda era pior“, analisou o especialista em transportes, em declarações à rádio Antena 1.

Álvaro Costa vê outro problema: a distribuição geográfica das portagens. Ou seja, as estradas mais utilizadas deveriam ser mais cobradas – mas as estradas quase vazias é que têm portagens.

“Normalmente, a portagem é para aliviar a utilização. As estradas mais congestionadas são as grátis e as seguintes são as que se pagam menos“, analisou o professor na FEUP.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.