Reconstrução de Notre-Dame poderá começar em janeiro de 2021

(h) Benoit Moser, BSPP / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Os trabalhos de reconstrução da catedral parisiense poderão começar “em janeiro de 2021”, após a fase de consolidação do edifício.

Esta terça-feira, o arcebispo de Paris, Michel Aupetit, confirmou que os trabalhos de reconstrução da catedral de Notre-Dame, atingida por um incêndio no ano passado, poderão começar “em janeiro de 2021”, após a fase de consolidação do edifício.

“É razoável prever que, quando terminar toda a consolidação, poderemos começar os trabalhos em janeiro de 2021”, disse o responsável aos jornalistas na inauguração de uma exposição de desenhos da catedral, feitos por crianças.

A exposição com os desenhos colocados nos muros do estaleiro foi inaugurada na presença de Jean-Louis Georgelin, chefe das operações de reconstrução da joia de arte gótica, que ficou parcialmente destruída em abril do ano passado. “Pode haver sempre alterações, mas é razoável apontar para esta data”, acrescentou.

O estaleiro da catedral enfrentou vários contratempos, como o atraso durante o verão do ano passado, devido às medidas de prevenção da contaminação por chumbo. Depois, durante o outono e o inverno, verificaram-se várias tempestades que bloquearam os trabalhos.

Na primavera, foi a vez da pandemia de covid-19 mergulhar as obras em nova pausa, retomadas na última semana, com o início da última fase da delicada operação de desmontagem dos andaimes do pináculo da catedral.

Esta estrutura de andaimes é composta por 40 mil peças e pesa mais de 200 toneladas. Foi colocada em 2018, para restaurar o pináculo da catedral gótica, e embora tenha resistido ao calor intenso, ficou deformada pelo incêndio.

O incêndio na catedral, que pôde ser acompanhado em direto e provocou comoção em todo o mundo, levou mecenas a prometer a doação de mais de 900 milhões de euros para o seu restauro. O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a reconstrução deverá estar concluída em 2024.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.