Reconstrução de Notre-Dame poderá começar em janeiro de 2021

(h) Benoit Moser, BSPP / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Os trabalhos de reconstrução da catedral parisiense poderão começar “em janeiro de 2021”, após a fase de consolidação do edifício.

Esta terça-feira, o arcebispo de Paris, Michel Aupetit, confirmou que os trabalhos de reconstrução da catedral de Notre-Dame, atingida por um incêndio no ano passado, poderão começar “em janeiro de 2021”, após a fase de consolidação do edifício.

“É razoável prever que, quando terminar toda a consolidação, poderemos começar os trabalhos em janeiro de 2021”, disse o responsável aos jornalistas na inauguração de uma exposição de desenhos da catedral, feitos por crianças.

A exposição com os desenhos colocados nos muros do estaleiro foi inaugurada na presença de Jean-Louis Georgelin, chefe das operações de reconstrução da joia de arte gótica, que ficou parcialmente destruída em abril do ano passado. “Pode haver sempre alterações, mas é razoável apontar para esta data”, acrescentou.

O estaleiro da catedral enfrentou vários contratempos, como o atraso durante o verão do ano passado, devido às medidas de prevenção da contaminação por chumbo. Depois, durante o outono e o inverno, verificaram-se várias tempestades que bloquearam os trabalhos.

Na primavera, foi a vez da pandemia de covid-19 mergulhar as obras em nova pausa, retomadas na última semana, com o início da última fase da delicada operação de desmontagem dos andaimes do pináculo da catedral.

Esta estrutura de andaimes é composta por 40 mil peças e pesa mais de 200 toneladas. Foi colocada em 2018, para restaurar o pináculo da catedral gótica, e embora tenha resistido ao calor intenso, ficou deformada pelo incêndio.

O incêndio na catedral, que pôde ser acompanhado em direto e provocou comoção em todo o mundo, levou mecenas a prometer a doação de mais de 900 milhões de euros para o seu restauro. O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a reconstrução deverá estar concluída em 2024.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …