Reconstrução facial em 3D revela “retrato de múmia” egípcia com milhares de anos

Andreas G. Nerlich

Múmia com retrato do menino

Há milhares de anos, uma criança egípcia contraiu uma doença mortal – provavelmente pneumonia – e acabou por morrer. Na altura, o seu corpo foi mumificado e sepultado. Os restos mortais foram embrulhados em faixas de linho cruzadas, onde estava presente um retrato do seu rosto.

Este tipo de imagens – colocadas junto das múmias egípcias – ficaram conhecidas como “retrato da múmia“, e faziam parte de uma tradição cultural popular entre alguns egípcios da época greco-romana. Mas quão precisos eram esses retratos?

Para descobrir, uma equipa de cientistas da Áustria e da Alemanha fez uma tomografia computorizada do corpo da criança e criou uma reconstrução digital em 3D do seu rosto.

Os resultados do estudo, publicado a 16 de setembro na Plos One, mostram que o retrato do menino era bastante preciso, exceto por um aspeto: o artista que elaborou o retrato fez com que a criança parecesse mais velha do que realmente era. Na realidade – e de acordo com a análise feita pelos investigadores – devia ter apenas entre 3 a 4 anos.

O investigador Andreas Nerlich, diretor do Instituto de Patologia da Clínica Académica de Munique-Bogenhausen, na Alemanha, disse que “o retrato mostra traços um pouco mais antigos, que podem ser resultado de uma convenção artística da época“.

Múmia infantil

Dos cerca de 1000 retratos recuperados do Egito greco-romano, apenas cerca de 100 ainda estão presos à múmia. Para o projeto – o primeiro a comparar o retrato de múmia de uma criança do antigo Egito com a sua reconstrução facial – os investigadores escolheram a múmia do menino, encontrada na década de 1880 num cemitério perto da pirâmide de Hawara, a sudoeste do Cairo, diz o Live Science.

A equipa de tomografia computorizada examinou raios-X tirados da múmia em 1984,  para que pudessem criar uma imagem digital 3D do corpo do menino. A tomografia computorizada revelou que o cérebro e alguns dos seus órgãos abdominais foram removidos, uma prática comum durante a mumificação no antigo Egito.

Os investigadores foram capazes de perceber a idade do menino devido ao desenvolvimento dos ossos e dos dentes. Notaram ainda “resíduos de tecido pulmonar condensado” o que lhes permitiu concluir que provavelmente morreu de pneumonia.

Os cientistas também estudaram ao pormenor o rosto. O retrato mostra “cabelos cacheados entrelaçados que vão da crista às orelhas”, escreveram os investigadores no estudo. “O indivíduo tem olhos grandes de cor castanha, nariz comprido e fino, e boca pequena com lábios carnudos, e um colar com um pequeno medalhão está pendurado no pescoço”, relataram.

A reconstrução facial foi “muito semelhante” à que está representada no retrato, já que as dimensões da testa à linha dos olhos, e a distância do nariz à boca “eram exatamente as mesmas entre o retrato e a reconstrução”.

Contudo, revelaram que “existiam diferenças entre a largura da ponte nasal e o tamanho da abertura da boca, pois ambos eram mais estreitos no retrato do que na reconstrução virtual”.

Ainda assim, os dois são tão semelhantes que o retrato “deve ter sido elaborado imediatamente antes ou depois de sua morte”, rematou Nerlich.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …