Cientistas reconstroem besouros do Cretáceo

D. Peris & R. Kundrata

Investigadores reconstruíram besouros do Cretáceo e conseguir entender melhor a evolução da espécie durante este período da História.

Há cerca de um ano, uma equipa de investigadores encontrou espécimes fossilizados de besouros em Mianmar, descrevendo assim uma nova família de besouros que viveu há 99 milhões de anos. No entanto, o estado dos espécimes fossilizados não era bom o suficiente para conseguir perceber nitidamente a sua morfologia.

Agora, os cientistas examinaram quatros espécimes recém-encontrados da família Mysteriomorphidae e reconstruíram-nos. Os resultados foram publicados este mês na revista científica Scientific Reports e permitem retirar conclusões sobre a evolução da espécie durante o Cretáceo.

Os investigadores recorreram a um TAC para analisar os besouros, permitindo estudar pequenas características destes fósseis.

“O primeiro estudo deixou algumas questões em aberto sobre a classificação destes fósseis que tiveram que ser respondidas. Aproveitamos a oportunidade para investigar essas questões com novas tecnologias”, explica David Peris, investigador do Instituto de Geociências e Meteorologia da Universidade de Bonn.

“Usamos a morfologia para definir melhor a localização dos besouros e descobrimos que eles eram muito próximos dos Elateridae, uma família atual”, explica Robin Kundrata, da Palacky University, o segundo autor principal do estudo.

Os cientistas descobriram que estas linhagens de besouro compartilham várias características entre si. Além disso, chegaram à conclusão que os besouros descritos não sobreviveram ao final do período Cretáceo.

“Os nossos resultados apoiam a hipótese de que os besouros, mas talvez outros grupos de insetos, sofreram uma diminuição na sua diversidade durante o período da revolução das plantas”, disse Peris. O investigador refere-se ao período de Cretáceo em que várias novas plantas substituíram as antigas num ambiente em mudança.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …