Deputado iraniano dá recompensa de três milhões a “quem matar Trump”

1

Erik S. Lesser / EPA

Um deputado iraniano propôs, esta terça-feira, uma recompensa de três milhões de dólares a “quem matar Trump”, vingando a morte de Qassem Soleimani.

“Damos três milhões de dólares [cerca de 2,7 milhões de euros] a quem matar Trump”, declarou no Parlamento Ahmad Hamzeh, citado pela agência Isna.

Segundo a agência do Parlamento iraniano, Icana, Hamzeh disse fazer a oferta em nome dos “três milhões de habitantes da província de Kerman”, no sudeste do Irão e terra natal de Soleimani.

Hamzeh não deu quaisquer informações sobre como contava financiar a recompensa.

Questionado sobre estas declarações, o embaixador norte-americano na Conferência do Desarmamento Robert Wood, em Genebra, classificou-as de “ridículas”. “É simplesmente ridículo. Mas dá uma ideia das raízes terroristas deste regime e este regime deve mudar o seu comportamento”, disse.

A tensão entre o Irão e os Estados Unidos tem vindo a subir desde que Washington abandonou unilateralmente, em maio de 2018, o acordo nuclear internacional com a República Islâmica e restabeleceu sanções que prejudicam gravemente a economia iraniana. No início do mês, os dois países pareceram próximos de um confronto militar direto.

Ao ataque a Soleimani, arquiteto da influência regional iraniana, Teerão respondeu cinco dias mais tarde disparando mísseis contra bases iraquianas com soldados norte-americanos.

No mesmo dia, o Irão abateu por engano um avião ucraniano, que acabava de se deslocar do aeroporto de Teerão, matando as 176 pessoas a bordo, a maioria iranianos e canadianos.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.