Engenheiros criam nova receita de cimento mais amigo do ambiente

O betão é um dos materiais mais usados no mundo, mas a sua produção é uma grande fonte de dióxido de carbono. Agora, engenheiros da Purdue University, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova receita de cimento que pode absorver CO2 duas vezes mais rápido do que o normal.

Depois de aplicado, o betão absorve naturalmente dióxido de carbono da atmosfera ao longo da sua vida. A absorção não é suficiente para neutralizar as emissões libertadas durante a sua produção, mas ajuda a reduzir a pegada de carbono.

Cientistas têm tentado encontrar formas de aumentar essa absorção para que o betão se torne ainda mais “verde”. Recentemente, uma equipa de engenheiros da Purdue University, nos Estados Unidos, descobriu uma maneira de fazer com que o próprio cimento absorva o dióxido de carbono de forma mais rápida e em maiores volumes.

De acordo com o New Atlas, o ingrediente secreto é o dióxido de titânio.

Ao misturar pequenas porções deste material com a pasta de cimento, os investigadores descobriram que a mistura reduzia o tamanho das moléculas de hidróxido de cálcio, o que tornava o cimento mais eficiente na absorção de dióxido de carbono.

A equipa testou então a absorção, colocando amostras numa câmara com elevadas concentrações de CO2 durante 24 horas, e analisou as mudanças da massa ao longo do tempo, através de radiografias 3D da estrutura dos poros.

Assim, os engenheiros descobriram que o dióxido de titânio pode quase duplicar a velocidade com que o cimento absorve dióxido de carbono.

Segundo a equipa da universidade norte-americana, não basta adicionar dióxido de titânio para potenciar o efeito de absorção. É preciso ter em conta a percentagem, que depende da proporção água-cimento e da idade do cimento.

O artigo científico foi recentemente publicado na Construction and Building Materials.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …