Um dos pontos negativos típicos dos veículos eléctricos é o tempo necessário para o recarregamento, mas isso parece ter chegado ao fim – e graças a tecnologia que está disponível para todos os que a queiram utilizar.
A Proterra é uma empresa que fabrica veículos eléctricos e desenvolveu um sistema de recarregamento rápido apropriado para autocarros e camiões eléctricos que os pode recarregar em cerca de 10 minutos, mais rápido do que o tempo necessário para encher o depósito de combustível.
Autocarros, camiões do lixo, veículos de entregas e outros que passem o dia a circular em ambiente urbano são candidatos perfeitos para esta tecnologia, que em poucos minutos os deixa aptos a regressarem ao trabalho.
Para atingir esta velocidade de recarregamento, o sistema, que recorre a um carregador suspenso que se liga aos veículos que se colocarem debaixo dele, usa tensões de até 1000V e 1400A.
A título de comparação, nos smartphones com 5V e 1A ou 2A, embora os sistemas de carregamento rápido também já estejam a fazer subir esses valores.
Não menos importante é que a Proterra decidiu disponibilizar estas patentes livremente, de modo a que qualquer outro fabricante possa tirar proveito desta tecnologia, facilitando assim a criação de um sistema standard de carregamento rápido para veículos pesados.
Esta alternativa pode vir a contribuir para uma adopção mais rápida dos veículos eléctricos nas cidades.
Bom dia,
Antes de mais parabéns pelo artigo, é de facto muito interessante, no entanto permita-me a correcção, a empresa não se intitula “Porterra” mas sim “Proterra” – website da Proterra: http://www.proterra.com/.
Cumprimentos,
MS
Obrigado pelo reparo, corrigimos a gralha no primeiro parágrafo.