Estudo genético reaviva o mito dos elefantes bêbados

Novas pesquisas sugerem que a famosa história dos elefantes bêbados pode ter uma essência de verdade.

Em 2005, uma equipa de biólogos da Universidade de Bristol decidiu investigar uma famosa história sobre elefantes bêbados, que conta que estes animais comem os frutos que caem do canhoeiro, uma árvore originária da África, e ficam embriagados.

Esta fruta é naturalmente doce e fermenta muito rápido assim que cai no solo, atingindo cerca de 3% de concentração de etanol alguns dias depois.



Durante décadas, os relatos de elefantes bêbados a invadir aldeias foram contados de geração em geração, até que os cientistas quiseram descobrir a veracidade desta história. O estudo da equipa de Bristol concluiu que é praticamente impossível que os elefantes fiquem bêbados com o consumo destas frutas.

No entanto, recentemente, uma equipa de cientistas levou a cabo uma nova pesquisa que deita por terra o estudo de 2005.

Desta vez, os cientistas decidiram investigar a presença de uma mutação genética em vários mamíferos, ligada ao metabolismo aprimorado do etanol. A equipa descobriu que, apesar de serem poucos, alguns animais têm mesmo a capacidade de processar rapidamente esta substância.

De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Biology Letters, o gene ADH7 produz uma enzima que metaboliza etanol e, nos caso dos seres humanos, este gene pode ter uma mutação que melhora a eficácia do metabolismo em 40 vezes.

Os investigadores desconfiam que a mutação tenha ocorrido há 10 milhões de anos e sugerem que todos os mamíferos que compartilham a mesma linhagem ainda têm esta versão mutada do gene, incluindo gorilas e chimpanzés.

Por outro lado, mamíferos cujas dietas geralmente carecem de frutas ou néctares – como vacas, cavalos e elefantes – são metabolizadores mais fracos de álcool, uma vez que estes animais perderam a versão funcional do ADH7.

Estudos anteriores sugeriram que maus processadores de álcool – como os elefantes – nunca seriam capazes de consumir frutas fermentadas suficientes para se embebedarem. Contudo, este estudo sugere que, afinal, pode ser possível.

O mito dos elefantes bêbados persistente. Continua a ser uma questão em aberto e uma prioridade para pesquisas futuras”, disse Nathaniel Dominy, do Dartmouth College.

Isto significa que a história anedótica dos elefantes bêbados pode não ser assim tão descabida. Mareike Janiak, antropólogo da Universidade de Calgary, disse, citado pelo New Atlas, que este estudo “serve para lembrar às pessoas que precisamos de ser cautelosos quando extrapolamos as funções metabólicas humanas para os animais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …

Sérgio Conceição criticou calendário da Liga (e arrasou jornalista da CMTV)

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, deu um raspanete a um jornalista da CMTV e apontou o dedo à Liga Profissional pela falta de tempo de descanso da sua equipa entre os jogos da Liga …