Físicos começam a suspeitar que a realidade não passa de uma ilusão

A nova teoria pressupõe que a realidade física que conhecemos é, na verdade, uma mera ilusão. O cientista e filósofo Bernardo Kastrup, autor do artigo, afirma que a única coisa real é a informação.

Num artigo de opinião publicado em março na Scientific American pelo cientista e filósofo Bernardo Kastrup explica que a realidade física não passa de uma ilusão. O holandês alega que a matéria não é real e que apenas o aparato dado para dar sentido às relações matemáticas dos objetos é que dissimula a realidade.

“Para alguns físicos, aquilo que chamamos ‘matéria’, com a sua solidez e concretude, é uma ilusão. Apenas o aparato matemático que eles criam nas suas teorias é verdadeiramente real, e não o mundo percebido que o aparato foi criado para descrever”, escreveu Kastrup.

O cientista refere que essa noção abstrata, chamada realismo da informação, tem um caráter filosófico, mas que sempre foi associado à física. Como tal, é dado o exemplo da divisão de átomos, que antigamente se julgava ser impossível acontecer, mas que agora sabe-se que é possível dividir átomos continuamente até que não reste forma nem solidez.

Assim, “atingem um ponto que os rotulamos de “energia”, que não passa de um termo concetual abstrato para descrever a natureza e que carece de uma essência real e concreta.

Kastrup teoriza que a matéria surge do processamento da informação e não o contrário. “Até mesmo a mente é supostamente um fenómeno derivado da manipulação de informações puramente abstratas”, explicou.

Mas o que é a informação? Nem o cientista parece conseguir responder. “A informação é notoriamente um fenómeno polimórfico e polissemântico, que pode ser associado a várias explicações, dependendo do nível de abstração adotado e do conjunto de requisitos que orientam uma teoria. A informação permanece um conceito indescritível“, diz no artigo, citando Luciano Floridi.

ZAP ZAP //

35 COMENTÁRIOS

1. Estas pessoas passam demasiado tempo na sua realidade inventada e já não sabem em que mundo vivem. Que tal se começassem a fazer coisas verdadeiramente úteis? Como trabalhar nas obras, por exemplo. Percebiam logo qual era a realidade.

• Joana, acho que tem toda a razão.
      Assim, haveria uma realidade de responsabilidade, construtiva, positiva, que levasse o que verdadeiramente é necessário para a frente. E tanto há para dizer em relação a toda esta execrável alegoria de pseudo -brilhantismo individual, querem ser umas espécies de Einstein sem capacidades para tal mas com muita pretensão.

• Demoraram um século a comprovar a realidade das teorias de Einstein. E se reparar bem este estudo vem ao encontro dessas teorias tudo é relativo e não é o que parece. Sim a realidade é pura ilusão e não é tão difícil entender isso se tiver uma mente aberta.

• O que e a vida do ser humano e trabalhar e só não há sentido não há um “porque” os humanos só fizeram coisas erradas neste planeta eles merecem morrer oq não vai demorar muito
      A fome chegará ate vocês as guerras e finalmente eu.
      30 32706 4 3293545

2. A REALIDADE, É sempre a REALIDADE. É inalterável. É como a Verdade. Não tem nada para acrescentar nem a retirar. Agora, se este físico, se refere à realidade humana, isto é; tudo o que acontece com os humanos ( doenças, sofrimento, todo o tipo de sentimentos, tudo o que eles pensam ser verdadeiro, o que acham que é bom ou mau…etc. ) em suma, o mundo que eles constroem para si mesmos, isso sim! É uma real ilusão, porque resulta de uma enorme ignorância de si próprios. E só agora, esses físicos começam a chegar a essa conclusão. Não foi o caso de Albert Einstein, que sabia, que tudo o que é considerado pelos humanos como matéria, provinha da luz.

• “A REALIDADE, É sempre a REALIDADE.” Ainda assim, não é raro constaramos que a realidade que tínhamos como mais que real é irreal. E há até quem feche os olhos serenamente pela última vez no conforto da sua realidade. E quem cá fica constata que era irreal. Há 500 anos era “real” o Sol girar à volta do nosso planeta.

• Há conceitos que parecem fáceis mas não são, por exemplo; um segundo é um segundo, mas um segundo num planeta pode demorar 20 anos a passar noutro planeta. A realidade é a realidade, mas as diferentes dimensões fazem com que possam existir diferentes realidades. É fácil se tivermos um espírito mais aberto a outras maneiras de ver.

3. Modesto Pires e Joana… vocês vivem na matriz e estão absolutamente convencidos que ela é real. Se são felizes, continuem assim. No entanto quando tiverem algum tempo livre, de forma a contribuirem para a vossa própria evolução, talvez fosse boa ideia procurarem alguma informação sobre o tema em questão (e olhem que existe imensa), e talvez um dia acordem para a verdadeira “realidade”.

4. Fisica quântica e temas relacionados… aqui? Para quê prerderem o vosso precioso tempo a tentar acordar estes zombies? Leiam os comentários e percebam de uma vez por todas que esta malta quer é meter menos tabaco nas ganzas, de forma a esquecerem a sua infeliz realidade cada vez que saem de casa para irem trabalhar nas obras.

5. Então e o meu comentário? Sumiu? Ou os comentários mais compridos demoram mais a ser aprovados. Já é sabido que eu tendo a escrever testamentos… Lamento. Tenho de desenvolver mais o meu poder de síntese. Inclino-me mais para a análise.

• O caro Miguel Queiroz é a prova de que esta teoria é real. Os seus posts são na verdade uma profunda ilusão. Então quando vem com os ideais de esquerda de café…

6. De uma coisa eu sei , q a sabedoria de Deus e loucura para os homens. Por mais que os cientistas estudem sempre vai haver um limite, pq existem mistérios q não serão revelados aos homens. O apóstolo Paulo disse:Que a letra mata mas o Espírito vivifica. Devem estudar algo q esta ao alcance para uma vida melhor.

• Tem que ser!…
          Estas “bruxas” são fanáticos religiosos sem o mínimo de bom senso e andam aqui a poluir este site noticioso com todo o tipo de “palermices divinas”!…
          Eles são cada vez mais e estão cada vez mais néscios!..
          Se não dizemos nada, daqui a pouco isto passa a ser o site da IURD, ou lá de que que seita são esses miseráveis alienados!…

7. Calor, frio, doce, amargo, prazer, dor, emoção, etc. O nosso cérebro cria essas realidades. É a realidade do mundo animal e que nos interessa. Se a realidade do Universo é matemática ou energética admito que seja interessante descobrir, mas não nos vai tirar as dores se for preciso.

• E se calhar as dores existem por alguma razão, não? Senão para nos avisar de que alguma coisa não está bem, então pelo menos para nos fazer lidar com elas e também com a solução para elas.

A sua contrposição não faz sentido. Estudar a natureza da realidade não impede que nos preocupemos também com coisas mais práticas do dia-a-dia. Até acho que uma contribui para a outra.

• Mas isso é o que eu estou a dizer! Peço-lhe o favor que leia com mais atenção. Pode ser cientificamente interessante descobrir a realidade do Universo, mas a realidade que nos afeta no dia a dia (doce, amargo, dor, prazer, emoção, etc.) não vai deixar de ser para nós, animais, essa.

8. Este tema vem ao encontro daquilo que eu sempre achei desde criança, que o espirito cria o corpo apartir de um só atmo e tal como o pedreiro faz uma casa tijolo sobre tijolo, pedra sobre pedra e todos os restantes materiais que a compoem até que esteja habitavel e em perfeito funcionamento. Assim como o pedreiro ultilizou os meios ao seu dispor para juntar os “atmos”para criar a casa, da mesma forma o espirito (Deus dentro de cada homem) criou o corpo aglutinando “atmos” para tal utilizando os meios ao seu dispor para esse fim “fecundação” e de atmo em atmo a energia se tornou densa e visivel na forma de matéria (energia condensada).
    Em resumo: Primeiro o pensamento (verbo) depois surge a obra (matéria) “E O VERBO SE FEZ CARNE” e tudo continua num ciclo interminavel.

9. Da altura do meu simples ensino médio, alego ser difícil negar a realidade na vida, como negar os sentimento todos que envolvem de forma avassaladora nossas vidas, como negar nossos sentidos, o som esurdecedor, o fedor de matérias em decomposição, cenas de terror no nosso cotidiano, as dores, o calor insuportável e o frio lancinante, e os sabores dos pratos divinos que saboreamos no decorrer de nossas vidas. Senhores e senhoras se não tiveram estas experiências , vossas pesquisas devem estar sendo baseadas em algum tipo realidade ” bem virtual e artificial” .

10. Oh cara** se queres mesmo saber se a realidade é real ou não pede a alguém que te bata duas ou três vezes com um calhau na cabeça e depois tira as conclusões

11. Fritjof Capra já havia escrito pinceladas do pensamento védico em, “O TAO da Física”, muito se aproximando da teoria do Advaita Vedanta, a qual defende que o mundo é “maya” ou uma ilusão da realidade. Assim, reduzindo-se ao “Atma” ou ser, o verdadeiro e real aspecto de Brahman, o Absoluto, origem sem-segundo de toda a energia, e que dá “realidade” ao aparente, por mero “lila” ou passatempo. Quanto mais a ciência empírico-formal se aprofunda no estudo da matéria, mais se abre o espaço para anti-matéria, energia escura, matéria escura, e outros aspectos considerados Akasha na filosofia antiga da Índia. Sim, o átomo (uma corrutela de “atmo” – “vapor”, em grego), é mais matemático do que real. O difícil, é aceitarmos nossa mísera finitude, raramente ultrapassada pelo transcendente num mundo condicionado.

12. Não conhecemos o fundo dos oceanos, não conseguimos chegar ao centro do nosso planeta, ainda andamos aos papeis com o ambiente e nem temos a minima idea sobre o universo.
    Mas temos cientistas que gastam demasiado tempo a ver filmes.

13. Não é uma ideia nova. Qualquer um passa por esta fase de Super-Ego.
    Eu por exemplo inventei tudo em exercício mental abstracto, inclusive a agora referida informação-base que deu forma ao pensamento que energia realmente existia como resultado de informação em si.
    Mas foi apenas uma fase.
    Agora já estou consciente dos outros.
    Pelo menos, assim penso, logo sou, ou apenas penso que sou?

14. Debruço-me sobre estes temas, sobretudo depois de me charrar forte e feio. Nesses momentos consigo ejacular da minha mente teoremas, axiomas, postulados, corulários. Quando a ganza se me vai… sinto que tudo são apenas conjecturas.

15. Bom artigo, parabéns!
    Fica sempre a mesma questão sobre o que realmente é a realidade, continuemos a acreditar que nada sabemos, rumando à inteligência. Os que julgam que já tudo sabem, parabéns também, atingiram o apogeu da vida, já podem estagnar porque “a Terra é plana” 😉

16. A SEICHONOIE já prega este conceito desde 1930 pelo prof. Masaharu Taniguchi.
    Vale a pena ler a obra A Verdade da Vida.

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia