Real Madrid: ainda se fala sobre a ausência de Cristiano…

VAVEL España / Flickr

As opiniões sobre a situação delicada do campeão espanhol, o possível sucessor de Zidane, o receio italiano por um “arranjinho” com o Borussia e a eventual mudança para a Liga Europa: há muito assunto a rodear o Real Madrid.

O Real Madrid voltou a perder na Liga dos Campeões e, novamente, diante do Shakhtar Donetsk. Tal como em Espanha, a equipa de Luís Castro levou a melhor sobre o conjunto espanhol, desta vez vencendo por 2-0 na Ucrânia, na quinta jornada do Grupo B da competição.

São 15 jogos disputados pelo Real, desde o início da temporada, e a equipa de Zidane não venceu nem metade: sete vitórias, três empates e já cinco derrotas. O Real Madrid perdeu um terço dos encontros oficiais desta época, até agora. E o panorama mais recente é ainda menos animador: no último mês e meio, foram 11 jogos disputados e somente quatro vitórias – apenas uma nas últimas cinco partidas.

Motivos? Cristiano é um deles…

Na Liga dos Campeões o apuramento está complicado (já lá vamos) e na liga espanhola o campeão está no quarto lugar, já a sete pontos do líder, o vizinho Atlético de Madrid – que, no entanto, tem mais um jogo realizado.

O que originou estes números invulgares no gigante do futebol mundial? O jornal Marca quis saber opiniões de vários jornalistas espanhóis ligados ao futebol e, além do presidente Florentino Pérez e do treinador Zidane, há um nome que foi repetido nestas declarações: Cristiano Ronaldo, que deixou o clube há quase dois anos e meio.

Roberto Palomar, do próprio diário desportivo Marca, divide a responsabilidade entre presidente, treinador e jogadores, mas reforça que o problema principal do Real Madrid é a “falta de golos”. Falta eficácia ofensiva. Falta Cristiano Ronaldo, que fez diminuir o número de golos marcados e “a energia noutras linhas”, segundo o jornalista.

Felipe del Campo, do canal Gol, defende a renovação de um plantel “esgotado”, onde falta um goleador capaz de resolver jogos. “A saída de Cristiano foi mais determinante do que muitos acreditam”, acrescenta.

Maldini, da Movistar, culpa o presidente pela saída do português, que nunca foi ultrapassada, mas avisa: “O plantel é claramente pior do que noutros anos e não é só por causa da saída do Cristiano”. Já Juan Carlos Rivero, da TVE, acredita que o Real “ainda não se recuperou” da saída de Cristiano Ronaldo e os reforços mais recentes nada trouxeram ao plantel.

Se Zidane sair, quem entra?

Zidane está na história do Real Madrid. Além dos seus feitos e títulos enquanto jogador, foi (e é) o único treinador a conduzir uma equipa ao título europeu em anos consecutivos, desde que há Liga dos Campeões. Venceu o torneio três vezes seguidas, foi campeão espanhol há poucos meses mas, agora, há muitas críticas às suas escolhas ao longo da presente temporada.

A direção do Real não quer afastar o treinador mas, caso as exibições e os resultados não mudem, o francês sairá e há dois nomes fortes apontados à sua sucessão: Mauricio Pochettino será o favorito e Raúl González, outro homem da casa, a alternativa. Pochettino está longe do futebol há mais de um ano, Raúl é treinador da equipa B do Real Madrid.

Milão não quer empate

Voltando às contas da Liga dos Campeões, a uma jornada do final, o Grupo B é liderado pelo Borussia Mönchengladbach, que tem oito pontos; Shakhtar e Real somam sete e o Inter Milão tem cinco pontos. Ou seja, todas as equipas ainda podem qualificar-se para os oitavos-de-final, quando só falta uma jornada.

Nessa última ronda, o Inter vai receber o Shakhtar, enquanto Real e Borussia se vão encontrar em Madrid. O que se teme em Milão? É que, se o Inter vencer a turma de Luís Castro, um empate entre Real Madrid e Borussia Mönchengladbach qualifica estas duas equipas e coloca o Inter na Liga Europa. Por isso, teme-se um “arranjinho”, caso se verifique que o Inter tem a vitória assegurada (os dois jogos vão começar à mesma hora).

Ir ou não à Liga Europa?

Novo debate: se o Real Madrid não conseguir o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, é preferível ficar no terceiro lugar e jogar a Liga Europa em 2021, ou ficar no quarto lugar e deixar as competições da UEFA?

Delfín Melero, do jornal Marca, considera que é melhor ser quarto do que terceiro, do que cumprir um “flagelo” de jogar à quinta-feira na Europa. No entanto, da rádio Marca surge a opinião de Miguel Ángel Toribio, que comentou que disputar a Liga Europa até seria bom para rodar o plantel, para que outros jogadores se mostrem em alto nível, num ano de Europeu.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …