“Sai, sai que é um sismo” ou “Fiquei deitada na mesma”: como Sines reagiu quando a terra tremeu

1

Sismo de 5.3 originou diferentes reações na zona do país onde se sentiu mais a terra a tremer: “Fiquei aterrorizada”.

O sismo de magnitude 5,3 sentido hoje a oeste de Sines, distrito de Setúbal, não causou danos, mas apanhou a população desta cidade de surpresa e, às primeiras horas do dia, com receio de novas réplicas.

O sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado às 05:11 e teve epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines, não tendo causado danos pessoais ou materiais até ao momento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os relatos em torno do ‘abanão’ que a cidade de Sines sentiu durante a madrugada estão na ‘ponta da língua’ de comerciantes e dos primeiros clientes do Mercado Municipal, que partilharam com a agência Lusa aquilo que sentiram.

“Senti o sismo esta madrugada e a cama toda a abanar, mas fiquei deitada na mesma, um bocadinho assustada”, contou a cliente Dulce Correia.

Também Maria Rodrigues, uma das comerciantes do mercado, disse ter sentido o tremor de terra à saída de casa para o trabalho.

“Senti mesmo quando estava a sair da porta de casa para a rua e ouvi o meu marido dizer: Sai, sai que é um sismo”, contou, acrescentando: “Tenho um bar na entrada, com algumas garrafas, e aquilo abanava tudo”.

Mesmo ao lado, numa outra banca, Fernanda Pereira, às voltas com a organização das frutas e dos legumes, contou à Lusa que acordou com o sismo “às 05:11 da manhã”.

“Acordei com o estremecer e o barulho, muito, muito barulho. Fui ver ao meu telemóvel e o ‘android’ disse-me logo para ter cuidado e deu-me as indicações que devia seguir”, relatou.

Ainda assim, continuou na cama: “Fiquei deitada à espera de outras réplicas. Estamos sempre à espera, porque pode ser sempre outra coisa qualquer”, afirmou.

Já na RTP, outra moradora de Sines contou que se tinha levantado pouco antes. Quando voltou à cama: “Senti um grande barulho, a cama toda a tremer. Como já assisti a um sismo, percebi imediatamente o que era. Claro que fui logo para a janela. Fiquei aterrorizada. Já não consegui ir para a cama, já não consegui dormir mais”.

A mesma moradora alertou que Sines “é como uma bomba” num caso de um sismo mais forte: “Todo o complexo (industrial), o petróleo…”, avisa, considerando que um tsunami poderia destruir grande parte da cidade.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.