Sismo em Portugal. Foi o maior deste século

3

Magnitude de 5.3 na escala de Richter, a maior em Portugal continental desde 1969. Muitas casas abanaram às 5h11 da madrugada mas não foi activado qualquer plano especial.

Portugal continental abanou na madrugada desta segunda-feira. O dia 26 de Agosto de 2024 entra para a lista dos maiores sismos de sempre no país.

De acordo com os dados oficiais do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo foi de magnitude 5.3 (escala de Richter) e teve o seu epicentro a cerca de 60 km a Oeste de Sines.

Foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa. Mas a terra também tremeu noutros pontos do país, chegando inclusive ao Norte.

Eram 5h11. Houve camas a abanar, objectos ali ao lado que também tremeram, pessoas assustadas.

Segundo a Protecção Civil, houve um pico de telefonemas, sobretudo para os bombeiros, logo a seguir ao sismo.

No entanto, não há registo de mortos, feridos, ou danos materiais.

Nem foi activado qualquer plano de emergência. Como explicou a Protecção Civil, esses planos só são activados em sismos com magnitude igual ou superior a 6.1 na escala de Richter.

Ainda houve quatro réplicas nos minutos seguintes, algo habitual: magnitudes de 1.2, 1.1 e a última de 0.9 na escala de Richter nas três primeiras, também sem consequências.

A Protecção Civil e o Governo acompanham a situação com tranquilidade e apelam aos portugueses para também ficarem serenos e seguirem as orientações das autoridades, caso seja preciso.

Este foi o maior sismo em Portugal neste século. Em 1998 um sismo nos Açores chegou à magnitude 5.9 e matou 8 pessoas.

Olhando só para o território de Portugal continental, este foi o maior sismo desde 1969 – na altura morreram 13 pessoas.

Entre os sismos que têm dados disponíveis, este passa a ser o 12.º maior sismo de sempre em Portugal.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.