Deve evitar a todo o custo desfazer a sua mala em cima da cama e, se possível, deixá-la fechada durante alguns dias devido ao risco de trazer percevejos.
Se tem o hábito de desfazer a sua mala mal regressa após uma viagem, está na hora de parar, a não ser que queira infestar a sua casa com convidades indesejados.
Os médicos aconselham a ter cuidado com este ritual devido ao risco de trazer percevejos na sua mala.
Os percevejos são insetos parasitas que se alimentam de sangue humano. As espécies mais comuns encontradas nas casas são o Cimex lectularius e o C. hemipterus.
Estas pragas são conhecidas por serem difíceis de erradicar quando infestam um espaço habitacional.
Os viajantes estão particularmente expostos ao risco de apanhar percevejos em locais com muito tráfego humano, como hotéis e albergues.
Não se trata de uma questão de limpeza; pelo contrário, a frequente rotação de hóspedes aumenta a probabilidade de introdução e propagação de percevejos. As pragas escondem-se em cantos e rodapés, à espera da próxima refeição num hóspede desprevenido.
Um dos sinais reveladores das picadas de percevejos é o padrão “pequeno-almoço, almoço e jantar” – várias picadas seguidas à medida que o inseto se desloca ao longo da pele em busca de locais de alimentação. Se acordar com este tipo de picadas, é um forte indicador de que a sua cama tem percevejos, explica o IFLScience.
Para evitar trazer percevejos para casa, alguns especialistas recomendam manter a bagagem na banheira durante a estadia em hotéis. Os percevejos têm dificuldade em sobreviver em ambientes frequentemente inundados, como os orifícios das banheiras, o que os torna um esconderijo menos provável.
No entanto, os percevejos não são os únicos hóspedes indesejados que podem apanhar boleia na sua bagagem. Os viajantes relataram ter encontrado aranhas, insetos, répteis e até cobras nas suas malas quando regressaram a casa.
Se suspeitar que encontrou percevejos durante as suas viagens, há medidas que pode tomar para evitar que infestem a sua casa:
- Isolamento: Mantenha a sua mala afastada do seu quarto e das áreas de estar. Se possível, deixe-a na garagem ou noutro local isolado.
- Tratamento térmico: Os percevejos e os seus ovos não sobrevivem a temperaturas elevadas. Passar a sua roupa e os artigos seguros da máquina de secar por um ciclo quente pode matá-los eficazmente.
- Paciência: Se tiver tempo, deixar a sua mala fechada durante duas semanas pode matar à fome os percevejos e as ninfas que possam estar lá dentro.
Ao tomar estas precauções, pode desfrutar das suas memórias de viagem sem o pesadelo de uma infestação de percevejos. Lembre-se, embora os percevejos possam ter uma propensão para viajar, é melhor deixá-los para trás.