Os ratos também preparam o futuro

Peter Boylan / Wikimedia

-

Os ratos, tal como os humanos, também sonham sobre o que vão fazer no futuro. 

De acordo com um estudo publicado na eLife, quando os ratos dormem ou descansam, o seu cérebro estimula a imaginação de percursos para os objetivos desejados.

A equipa de cientistas da University College London (UCL), no Reino Unido, monitorizou a atividade cerebral dos ratos, primeiro quando os roedores viam comida num local onde não conseguiam chegar, depois enquanto descansavam, num compartimento separado, e finalmente quando lhes era permitido ir atrás da comida.

A atividade nas células de lugar do hipocampo, a parte do cérebro usada na navegação, sugere que, durante o descanso, os ratos simulam missões em que se dirigem à comida desejada – incluindo pelos caminhos que ainda não percorreram.

No estudo, os ratos foram colocados individualmente num tubo transparente que terminava numa bifurcação em forma de T, vedada também com um material transparente, com comida no fim de um desses braços. Depois de observarem a comida, os ratos era postos a descansar num compartimento separado durante uma hora. Por fim, já com a barreira removida, os roedores eram postos novamente no caminho, podendo correr até à comida.

“Durante a exploração do espaço, os mamíferos rapidamente formam um mapa do ambiente no seu hipocampo”, afirma Hugo Spiers, autor principal do estudo.

“Durante o sono ou o descanso, o hipocampo repete os percursos por este mapa que ajudam a fortalecer a memória. Especula-se que essas repetições possam dar origem ao conteúdo dos sonhos“, ressalva o investigador, que reconhece que “ainda não é certo que os ratos realmente experimentem esta atividade cerebral como sonhos, mas só poderíamos ter a certeza se tivéssemos uma forma de lhes perguntar diretamente.”

“Os novos resultados mostram que durante o descanso o hipocampo também reconstrói fragmentos de um futuro que está para acontecer. Uma vez que o hipocampo é semelhante nos ratos e nos humanos, isto pode explicar porque é que pacientes com danos no hipocampo têm problemas em imaginar eventos futuros”, explicou o investigador.

O estudo também lança luzes sobre a função do hipocampo, associado tradicionalmente à memória. “O que nos surpreendeu foi ver o hipocampo a planear o futuro, ensaiando mesmo percurso totalmente novos que os animais precisam seguir para chegar à comida, afirma Freyja Ólafsdóttir, co-autor do estudo.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Risssss,ta tudo a evoluir,porque não os SERES alados,Rastejantes,Amfibios ,etcet5c risssssss
    Os HUMASNOS.AS uiui na se ponham á TABELA não risssss.E quem sabe se tudo que seja ROBOTIZADO,Humanoides etcedtc uiuiui iiiiiiiii.

    A.G.P.

RESPONDER

Bancos com mil milhões de euros em pedidos de moratórias em média numa semana

Uma semana depois de a legislação da moratória pública ter entrado em vigor, os bancos nacionais já têm uma estimativa do número de pedidos de particulares e de empresas. De acordo com o Jornal Económico, os …

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …