Os ratos também preparam o futuro

Peter Boylan / Wikimedia

-

Os ratos, tal como os humanos, também sonham sobre o que vão fazer no futuro. 

De acordo com um estudo publicado na eLife, quando os ratos dormem ou descansam, o seu cérebro estimula a imaginação de percursos para os objetivos desejados.

A equipa de cientistas da University College London (UCL), no Reino Unido, monitorizou a atividade cerebral dos ratos, primeiro quando os roedores viam comida num local onde não conseguiam chegar, depois enquanto descansavam, num compartimento separado, e finalmente quando lhes era permitido ir atrás da comida.

A atividade nas células de lugar do hipocampo, a parte do cérebro usada na navegação, sugere que, durante o descanso, os ratos simulam missões em que se dirigem à comida desejada – incluindo pelos caminhos que ainda não percorreram.

No estudo, os ratos foram colocados individualmente num tubo transparente que terminava numa bifurcação em forma de T, vedada também com um material transparente, com comida no fim de um desses braços. Depois de observarem a comida, os ratos era postos a descansar num compartimento separado durante uma hora. Por fim, já com a barreira removida, os roedores eram postos novamente no caminho, podendo correr até à comida.

“Durante a exploração do espaço, os mamíferos rapidamente formam um mapa do ambiente no seu hipocampo”, afirma Hugo Spiers, autor principal do estudo.

“Durante o sono ou o descanso, o hipocampo repete os percursos por este mapa que ajudam a fortalecer a memória. Especula-se que essas repetições possam dar origem ao conteúdo dos sonhos“, ressalva o investigador, que reconhece que “ainda não é certo que os ratos realmente experimentem esta atividade cerebral como sonhos, mas só poderíamos ter a certeza se tivéssemos uma forma de lhes perguntar diretamente.”

“Os novos resultados mostram que durante o descanso o hipocampo também reconstrói fragmentos de um futuro que está para acontecer. Uma vez que o hipocampo é semelhante nos ratos e nos humanos, isto pode explicar porque é que pacientes com danos no hipocampo têm problemas em imaginar eventos futuros”, explicou o investigador.

O estudo também lança luzes sobre a função do hipocampo, associado tradicionalmente à memória. “O que nos surpreendeu foi ver o hipocampo a planear o futuro, ensaiando mesmo percurso totalmente novos que os animais precisam seguir para chegar à comida, afirma Freyja Ólafsdóttir, co-autor do estudo.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Risssss,ta tudo a evoluir,porque não os SERES alados,Rastejantes,Amfibios ,etcet5c risssssss
    Os HUMASNOS.AS uiui na se ponham á TABELA não risssss.E quem sabe se tudo que seja ROBOTIZADO,Humanoides etcedtc uiuiui iiiiiiiii.

    A.G.P.

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …