Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar.

Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade de andar em ratos que ficaram paralisados após uma lesão medular. Para tal, criaram o protótipo de uma proteína que foi injetada nos cérebros dos roedores, e que estimula as suas células nervosas a regenerarem-se.

Outros estudos tinham mostrado potencial na restauração de algumas funções dos membros através de terapia de estimulação espinhal. Mas este novo estudo seguiu um caminho diferente, focando-se em reparar os axónios danificados com uma proteína a que os autores chamam de hiperinterleucina-6 (hIL-6).



O axónio é uma parte do neurónio responsável pela condução dos impulsos elétricos que partem do corpo celular, até outro local mais distante, como um músculo ou outro neurónio.

“Esta é a chamada citocina de autor, o que significa que não ocorre assim na natureza e tem de ser produzida através de engenharia genética“, explicou Dietmar Fischer, um dos autores do estudo, num comunicado divulgado no site da Universidade Ruhr-Bochum, na Alemanha.

Os cientistas usaram a hIL-6 em ratos que estavam paralisados de ambas as patas traseiras. Não só os neurónios motores próximos ao local da injeção começaram a produzir hIL-6, mas também a transmitiram a outros neurónios responsáveis por ações como andar.

Com uma única injeção e num curto espaço de semanas, os ratos voltaram a conseguir caminhar. Os resultados do estudo foram publicados, na semana passada, na revista científica Nature Communications.

Lehrstuhl für Zellphysiologie

Rato anteriormente paralisado (em cima) recuperou a capacidade de andar após duas a três semanas de tratamento.

“Em última análise, isto permitiu que os animais anteriormente paralisados que receberam este tratamento começassem a andar após duas a três semanas. Isto foi uma grande surpresa para nós no início, pois nunca tinha sido possível antes, após paraplegia total”, admitiu Fischer.

Os investigadores dizem que o próximo passo é testar a eficácia do tratamento, em ratos, quando a injeção é administrada semanas depois da lesão e não imediatamente depois. A esperança dos cientistas é que um dia esta terapia possa ser aplicada em humanos, embora ainda haja muito trabalho de investigação pela frente.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Portugal tenta anular decisão de Bruxelas sobre ajudas ilegais na Zona Franca da Madeira

Na mesma altura que prepara a recuperação das ajudas às empresas, Portugal recorreu ao Tribunal para anular a decisão da Comissão Europeia que declarou ilegais as ajudas públicas atribuídas através da Zona Franca da Madeira …

Ronaldo com salários em risco na Juventus (mas o futuro não passa pelo Sporting)

A Juventus está a negociar com os jogadores o atraso no pagamento de alguns salários devido à grave crise financeira que atravessa. Cristiano Ronaldo é um dos mais bem pagos do plantel e o seu …

Cenário em Gaza é devastador, mas Israel rejeita tréguas. Dez pessoas da mesma família foram mortas

O ambiente tenso que se vive em Israel parece estar para durar. O número de mortos palestinianos já é superior a uma centena, sendo que várias crianças e mulheres foram atingidas nos ataques. O Hamas …

Costa não tem conta à ordem e não se sabe como recebe salário. Rio é líder "mais rico"

O primeiro-ministro António Costa não declarou qualquer conta à ordem no banco na declaração de rendimentos que entregou ao Tribunal Constitucional, como obriga a lei. Assim, não se sabe como recebe o seu salário. Já …

Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi "campeão três vezes" e nunca teve

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol …

Portugal permite entrada de turistas de quase toda a Europa (e não apenas do Reino Unido)

Na sexta-feira, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas …

FC Porto "pesca" em Paços de Ferreira. Há dois reforços a caminho do Dragão

O FC Porto já prepara a próxima época e há dois jogadores do Paços de Ferreira na órbita do Dragão. Bruno Costa e Eustáquio, a dupla que brilhou no meio-campo dos pacenses nesta temporada, vão …

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …