Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em “péssimas condições”

Câmara Municipal de Nelas

Centro Hospitalar Tondela Viseu

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a “péssima condição” a que os utentes estão sujeitos.

Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) que está “em péssimas condições” e, segundo o diretor, “não permite privacidade entre utentes”.

O bastonário considerou que, às vezes, tem de se “ouvir as pessoas e ver com os próprios olhos como é que as coisas estão para poder tomar decisões com o máximo de informação possível”.

O representante da OM falou aos jornalistas após uma reunião com os responsáveis pelo departamento de Psiquiatria, que sucedeu a um encontro com a administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu. “A administração disse-me que têm, neste momento, três prioridades como o serviço de urgência que já está encaminhada, e depois a oncologia e a psiquiatria, porque as condições para os doentes oncológicos são péssimas”, referiu.

Guimarães defendeu que “tem de ser uma das prioridades do país” uma vez que no seu entender “a saúde mental é a grande pandemia deste século XXI” e, por isso, deve-se aproveitar “o apoio especial da União Europeia, que tem de ter uma parte para aplicar na saúde”.

“Neste momento, a prioridade das prioridades é saírem deste espaço físico e irem para um espaço físico que seja consentâneo com a dignidade que os nossos doentes e os nossos profissionais de saúde merecem”, exigiu o bastonário.

No seu entender, “é o momento de dar a Viseu aquilo que as pessoas que dependem desta área precisam, ou seja, acesso a cuidados de saúde qualificados, em instalações que sejam adequadas e dignas”.

Refere ainda que “em termos daquilo que é a qualidade dos profissionais, Viseu tem uma qualidade de topo a nível nacional em várias áreas específicas e a psiquiatria é uma delas”, assumiu o bastonário, que lembrou que funciona “há imensos anos” num antigo sanatório.

O diretor do departamento psiquiátrico, há 18 anos, Jorge Humberto Silva, admitiu aos jornalistas que, desta vez, acredita que verá, “até ao início do próximo ano, uma maquete do projeto para junto do CHTV”, porque “desta vez há uma mobilização global em várias áreas da sociedade” e “também um encontro desta administração para agilizar” o projeto.

“As condições das estruturas não são dignas para utentes da saúde mental. Desde a tipologia de camas, à falta de privacidade dos quartos, à limitação de área de sanitários”, admitiu o diretor do departamento.

Jorge Humberto Silva contou que o espaço conta “com 22 camas em cada ala, (feminina e masculina) com duas casas de banho, duas áreas sanitárias e duas de chuveiro, com incapacidade de garantir água quente para todos os utentes na manhã, por isso recorre-se a turnos de banho”.

Num edifício com várias décadas, e “sem saber se alguém sabe precisar o ano de construção, porque é muito antigo”, o diretor contou que, “muitas vezes, há dificuldade em ter as grelhas de aquecimento a funcionar na totalidade”.

“Estamos numa zona florestal, com uma envolvente muito significativa e é normal e tem acontecido encontrar, nomeadamente na zona de arquivo, encontrar ratos e outro tipo de animais, nomeadamente, répteis”, assumiu Jorge Silva.

O médico lamentou ainda “o estigma que existe até pela iliteracia em saúde mental que existe no país” em que “as escolas ensinam o sistema circulatório, o sistema respiratório, mas não ensinam absolutamente nada sobre saúde mental, sobre emoções, comportamentos, sobre afetos” e isso “é uma lacuna”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que raio, então os ratos e os répteis não têm direito à saúde mental? – Aí está algo em que Portugal poderá ser precursor!

RESPONDER

Von der Leyen lembra Hungria e Polónia que milhões de europeus estão à espera

A presidente da Comissão Europeia deplorou, esta quarta-feira, o impasse na aprovação do Orçamento Plurianual e do Fundo de Recuperação, apontando que os líderes devem uma resposta urgente a milhões de cidadãos europeus angustiados, incluindo …

Lista da Bloomberg ordena os 50 países que respondem melhor à pandemia. Portugal fora dos 30 primeiros

O Ranking da Bloomberg avalia dez critérios que dizem respeito à forma como os países dominaram a pandemia. Portugal aparece sensivelmente a meio, melhor no acesso à saúde, pior no fator económico. A Bloomberg, grupo de …

Altice Portugal corta relações institucionais com a Anacom

A Altice Portugal anunciou, esta quarta-feira, que decidiu suspender "qualquer relacionamento institucional" com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). "No atual contexto, em que toda a economia nacional e seus agentes se sentem já esclarecidos e …

Ana Gomes espera que Marcelo pare de alimentar "tabu" sobre uma recandidatura

A candidata presidencial Ana Gomes disse nesta quarta-feira esperar que o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não continue a alimentar o "tabu" sobre uma recandidatura, "até para não se valer do cargo" …

Bloco de Esquerda vai votar contra o Orçamento do Estado

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que vai ser votada, na Assembleia da República, esta quinta-feira. De acordo com o jornal Público, a decisão ainda vai …

Agência europeia de aviação prepara-se para autorizar regresso do Boeing 737 MAX

A Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) manifestou hoje intenção de aprovar o regresso da aeronave Boeing 737 MAX aos céus da União Europeia (UE), mas apenas se forem cumpridos requisitos técnicos e de …

Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições

O Presidente chinês deu os parabéns pela vitória ao Presidente eleito dos Estados Unidos, esta quarta-feira, expressando esperança num espírito de cooperação entre os dois países, para que todos fiquem a ganhar. A China foi uma …

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …