Ratos estão a transmitir hepatite a pessoas em Hong Kong (e não se sabe como)

Uma nova estirpe de vírus da hepatite E, que, normalmente, só infeta ratos, está agora a contaminar pessoas em Hong Kong, com quase uma dúzia de casos registados até agora.

O primeiro caso de um ser humano a contrair o vírus da hepatite E de ratos foi relatado em Hong Kong em 2018. Desde então, mais 10 pessoas na área testaram positivo para a doença, de acordo com a CNN. O caso mais recente foi relatado em 30 de abril, num homem de 61 anos que foi hospitalizado com função hepática anormal.

O caso mais recente é particularmente desconcertante porque não foram vistos ratos ou fezes de ratos na casa do homem de 61 anos, que também não tinha viajado recentemente para nenhum local.

Os cientistas ainda não sabem como é que as pessoas estão a ser infetadas. É possível que estejam a ser infetadas pela ingestão de alimentos ou água contaminada com fezes de roedores ou pela utilização de objetos contaminados. Porém essas teorias ainda não foram comprovadas. Também poderia haver um animal intermediário envolvido na transmissão do vírus de ratos para pessoas.

“O que sabemos é que os ratos em Hong Kong carregam o vírus, testámos os humanos e encontrámo-lo. Mas como passa entre eles, não sabemos”, disse Siddharth Sridhar, microbiologista da Universidade de Hong Kong.

A hepatite é uma inflamação do fígado e a hepatite E é uma infeção hepática causada pelo vírus da hepatite E, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). A cepa humana da hepatite E é transmitida através da água contaminada pelas fezes humanas infetadas e as infecções são mais comuns nos países em desenvolvimento.

Os sintomas podem incluir febre, náusea, vómito, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos) e dor nas articulações. Muitas pessoas com a infecção apresentam sintomas leves ou são assintomáticas, mas a doença pode ser mais grave para pessoas com sistema imunológico enfraquecido. As complicações são raras, mas a doença pode causar insuficiência hepática.

Fora de Hong Kong, o único outro caso relatado ocorreu no Canadá em 2019, num homem que tinha viajado recentemente para África.

É provável que a doença esteja presente noutros países, mas não foi reconhecida porque os médicos não a estão a testar.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Há reportagens realizadas na China e na Ásia em geral, que mostram muito bem os hábitos alimentares dos Asiáticos. Notoriamente, mercados de venda de animais vivos e mortos de toda a espécie. Mais impressionante, é a venda de comida de rua confeccionada ao vivo; roedores, insectos, invertebrados, répteis…….Tudo isto sem nenhum controlo Veterinário (evidentemente) . Enfim!.. tudo o que voa , nada, rasteja e deambula, e um potencial alimento. Quem se der ao trabalho de visionar estas reportagens, compreenderá e poderá talvez tirar algumas conclusões !

  2. Não sou Chinês. Vamos ter mais amor às pessoas de qualquer país. Estamos falando de Saúde, de perdas. Nossos brasileiros, espalhados pelos estados, reviram lixos e lama, para se alimentar, em várias cidades. E mesmo com cuidades essências, ano passado fui detectado com a hepatite E. Fossas sépticas construídas próximas às cirternas e tanques, nas casas, além de cidades com esgotos a céu aberto, tornam-se um risco eminente para as populações de cidades em que não há plano diretor de infraestrutura em execução. A corrupção é um problema de todos os Entes Federativos. Sei é que as consequências disso são sérias. Só não perdi o fígado por ter conhecido bons médicos em Recife e Salvador. São quase 13 milhões de desempregados no Brasil e a situação vem se arrastando por várias décadas. A hepatite E quase me ceifa a vida. Agradeço a Deus por estar vivo! Que a Hepatite E e seu combate seja levada a sério! Que a Humanidade seja levada a sério, no mundo.

    • Que confusão… a notícia é sobre Hong Kong e está num site de Portugal e, tu vens falar do Brasil??
      Gostei especialmente desta contradição:
      “Só não perdi o fígado por ter conhecido bons médicos em Recife e Salvador.”
      “Agradeço a Deus por estar vivo!”
      Afinal, foram os médicos ou foi Deus??

  3. Eles comem tudo, e de forma tão rápida que já deve haver uma data de vírus no caminho para cá. Os pangolins e os Chineses estão imunes. Deve ser a vingança pela sífilis

  4. Isto não passa de uma manobra de distração dos chineses para afastarem as suspeitas que o covid-19 não vem de laboratório .

RESPONDER

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …