Cientistas criaram mecanismo para controlar ratos ciborgues com a mente humana

Cientistas chineses encontraram uma forma de fazer com que o cérebro humano controlasse a mente de ratos. Através de estímulos cerebrais de uma pessoa, estes animais conseguiram mover-se num labirinto.

As pessoas já conseguem controlar ciborgues de ratos com os seus cérebros. Cientistas da Universidade de Zhejiang, na China, publicaram recentemente um artigo na Nature no qual asseguram poder controlar estes animais através da mente humana.

No documento, os investigadores explicam que usaram elétrodos implantados no cérebro destes roedores, que nomearam de ratos ciborgues, e iniciaram uma série de treinos para que estes animais aprendessem que, ao receber um determinado estímulo cerebral, eles deveriam mover-se.

Depois destas experiências, os cientistas usaram um encefalograma para medir as ondas cerebrais humanas. O dispositivo foi também conectado a um computador e os impulsos foram sendo descodificados e transformados progressivamente para o cérebro do rato.

Com estes estímulos, os ratos ciborgues foram capazes de se movimento para a esquerda e para a direita, consoante os “comandos” humanos que recebiam. Para ir para a frente ou para trás, os cientistas usaram um estímulo visual, explica a Discover Magazine.

O primeiro teste envolveu um labirinto em forma de asterisco: se para um humano é uma tarefa fácil, para um rato nem tanto. Assim, cada animal foi estimulado para ir para uma das pontas do símbolo, passando pelo centro do asterisco. E, segundo os resultados da investigação, a tarefa foi um sucesso.

A pesquisa é muito relevante para a comunidade científica, e disso não há dúvidas. No entanto, há cientistas que consideram o uso do encefalograma pode não ser muito eficaz, uma vez que este exame mede a atividade elétrica no cérebro por meio do crânio.

Segundo Angus McMorland, engenheiro biomédico da Universidade de Auckland, isto significa que o crânio pode configurar uma barreira que pode afetar a qualidade do sinal. Na prática, o tempo de resposta entre o estímulo cerebral humano e o cérebro do rato pode ser afetado pela tecnologia adotada.

Além disso, a questão do controlo da mente de animais de outras espécies envolve muitas questões éticas. Apesar de estas conclusões poderem servir de base a estudos mais completos no futuro, a verdade é que é preciso ter em conta regras bem definidas de como esta tecnologia pode ser usada no futuro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …