Cientistas criaram mecanismo para controlar ratos ciborgues com a mente humana

Cientistas chineses encontraram uma forma de fazer com que o cérebro humano controlasse a mente de ratos. Através de estímulos cerebrais de uma pessoa, estes animais conseguiram mover-se num labirinto.

As pessoas já conseguem controlar ciborgues de ratos com os seus cérebros. Cientistas da Universidade de Zhejiang, na China, publicaram recentemente um artigo na Nature no qual asseguram poder controlar estes animais através da mente humana.

No documento, os investigadores explicam que usaram elétrodos implantados no cérebro destes roedores, que nomearam de ratos ciborgues, e iniciaram uma série de treinos para que estes animais aprendessem que, ao receber um determinado estímulo cerebral, eles deveriam mover-se.

Depois destas experiências, os cientistas usaram um encefalograma para medir as ondas cerebrais humanas. O dispositivo foi também conectado a um computador e os impulsos foram sendo descodificados e transformados progressivamente para o cérebro do rato.

Com estes estímulos, os ratos ciborgues foram capazes de se movimento para a esquerda e para a direita, consoante os “comandos” humanos que recebiam. Para ir para a frente ou para trás, os cientistas usaram um estímulo visual, explica a Discover Magazine.

O primeiro teste envolveu um labirinto em forma de asterisco: se para um humano é uma tarefa fácil, para um rato nem tanto. Assim, cada animal foi estimulado para ir para uma das pontas do símbolo, passando pelo centro do asterisco. E, segundo os resultados da investigação, a tarefa foi um sucesso.

A pesquisa é muito relevante para a comunidade científica, e disso não há dúvidas. No entanto, há cientistas que consideram o uso do encefalograma pode não ser muito eficaz, uma vez que este exame mede a atividade elétrica no cérebro por meio do crânio.

Segundo Angus McMorland, engenheiro biomédico da Universidade de Auckland, isto significa que o crânio pode configurar uma barreira que pode afetar a qualidade do sinal. Na prática, o tempo de resposta entre o estímulo cerebral humano e o cérebro do rato pode ser afetado pela tecnologia adotada.

Além disso, a questão do controlo da mente de animais de outras espécies envolve muitas questões éticas. Apesar de estas conclusões poderem servir de base a estudos mais completos no futuro, a verdade é que é preciso ter em conta regras bem definidas de como esta tecnologia pode ser usada no futuro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estúdios de tatuagens podem reabrir na segunda-feira

Os estúdios de tatuagens e de ‘bodypiercing’ vão poder reabrir na segunda-feira juntamente com outros serviços de atendimento ao público e comerciais, mas terão de funcionar mediante marcação prévia e cumprindo as regras sanitárias. Na resolução …

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …