Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível.

Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no Quénia, cientistas descobriram o tipo sanguíneo Dantu, uma peculiaridade genética relacionada com as células do sangue humano que parece proporcionar uma resistência natural à malária, conta o site Science Alert.

Na cidade costeira de Kilifi, uma única cópia deste gene conferiu até 40% de proteção contra todas as formas de malária grave. E quando os indivíduos herdaram duas cópias, uma de cada progenitor, essa resistência chegou a 74%.

Agora, ao analisar amostras sanguíneas de 42 crianças saudáveis desta cidade, uma equipa de investigadores decidiu testar como os glóbulos vermelhos Dantu respondem ao Plasmodium falciparum, a forma mais mortal de malária.

Segundo o mesmo site, um time-lapse microscópico revelou que estes glóbulos vermelhos impedem a entrada deste parasita ao criar uma membrana celular mais estreita – uma defesa até então desconhecida.

Embora ainda não haja certezas sobre o que causa esta membrana, os cientistas, cujo estudo foi publicado, a 16 de setembro, na revista científica Nature, acreditam que, ao alterar a expressão de certas proteínas da membrana, a variante do gene Dantu estica a célula como um tambor, interrompendo a infeção e nova proliferação no sangue.

A equipa encontrou mais parasitas emaranhados nos glóbulos vermelhos com tensões superficiais mais baixas. Isto pode explicar porque é que o P. falciparum tende a preferir glóbulos vermelhos mais jovens, que, no geral, apresentam tensão mais baixa.

Mesmo entre crianças com zero cópias do gene Dantu, os investigadores descobriram que a tensão da membrana teve um efeito na infeção por malária.

Se os cientistas descobrirem como é que este gene impacta, exatamente, a tensão da membrana, poderão ser capazes de desenvolver uma vacina que forneça muito mais proteção contra este parasita mortal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …