Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível.

Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no Quénia, cientistas descobriram o tipo sanguíneo Dantu, uma peculiaridade genética relacionada com as células do sangue humano que parece proporcionar uma resistência natural à malária, conta o site Science Alert.

Na cidade costeira de Kilifi, uma única cópia deste gene conferiu até 40% de proteção contra todas as formas de malária grave. E quando os indivíduos herdaram duas cópias, uma de cada progenitor, essa resistência chegou a 74%.

Agora, ao analisar amostras sanguíneas de 42 crianças saudáveis desta cidade, uma equipa de investigadores decidiu testar como os glóbulos vermelhos Dantu respondem ao Plasmodium falciparum, a forma mais mortal de malária.

Segundo o mesmo site, um time-lapse microscópico revelou que estes glóbulos vermelhos impedem a entrada deste parasita ao criar uma membrana celular mais estreita – uma defesa até então desconhecida.

Embora ainda não haja certezas sobre o que causa esta membrana, os cientistas, cujo estudo foi publicado, a 16 de setembro, na revista científica Nature, acreditam que, ao alterar a expressão de certas proteínas da membrana, a variante do gene Dantu estica a célula como um tambor, interrompendo a infeção e nova proliferação no sangue.

A equipa encontrou mais parasitas emaranhados nos glóbulos vermelhos com tensões superficiais mais baixas. Isto pode explicar porque é que o P. falciparum tende a preferir glóbulos vermelhos mais jovens, que, no geral, apresentam tensão mais baixa.

Mesmo entre crianças com zero cópias do gene Dantu, os investigadores descobriram que a tensão da membrana teve um efeito na infeção por malária.

Se os cientistas descobrirem como é que este gene impacta, exatamente, a tensão da membrana, poderão ser capazes de desenvolver uma vacina que forneça muito mais proteção contra este parasita mortal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …

Açores e Madeira acusam DGS de não usar dados verdadeiros nos boletins

A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira garantiu que os números reportados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) esta sexta-feira não correspondem à realidade. A DRS dos Açores também assume a existência …