Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível.

Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no Quénia, cientistas descobriram o tipo sanguíneo Dantu, uma peculiaridade genética relacionada com as células do sangue humano que parece proporcionar uma resistência natural à malária, conta o site Science Alert.

Na cidade costeira de Kilifi, uma única cópia deste gene conferiu até 40% de proteção contra todas as formas de malária grave. E quando os indivíduos herdaram duas cópias, uma de cada progenitor, essa resistência chegou a 74%.

Agora, ao analisar amostras sanguíneas de 42 crianças saudáveis desta cidade, uma equipa de investigadores decidiu testar como os glóbulos vermelhos Dantu respondem ao Plasmodium falciparum, a forma mais mortal de malária.

Segundo o mesmo site, um time-lapse microscópico revelou que estes glóbulos vermelhos impedem a entrada deste parasita ao criar uma membrana celular mais estreita – uma defesa até então desconhecida.

Embora ainda não haja certezas sobre o que causa esta membrana, os cientistas, cujo estudo foi publicado, a 16 de setembro, na revista científica Nature, acreditam que, ao alterar a expressão de certas proteínas da membrana, a variante do gene Dantu estica a célula como um tambor, interrompendo a infeção e nova proliferação no sangue.

A equipa encontrou mais parasitas emaranhados nos glóbulos vermelhos com tensões superficiais mais baixas. Isto pode explicar porque é que o P. falciparum tende a preferir glóbulos vermelhos mais jovens, que, no geral, apresentam tensão mais baixa.

Mesmo entre crianças com zero cópias do gene Dantu, os investigadores descobriram que a tensão da membrana teve um efeito na infeção por malária.

Se os cientistas descobrirem como é que este gene impacta, exatamente, a tensão da membrana, poderão ser capazes de desenvolver uma vacina que forneça muito mais proteção contra este parasita mortal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …