Um mosaico romano com cerca de 1600 anos, que retrata uma cena mitológica greco-romana, foi encontrado numa vila de Berkshire, no Reino Unido.
O mosaico foi encontrado num sítio arqueológico no Reino Unido descoberto já em 2017. Contudo, e por se localizar num campo agrícola e de ainda precisar de trabalhos de limpeza adicionais, só agora foi possível desvendar o mosaico na sua totalidade.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, que descreve o mosaico romano como “raro“, o achado terá sido construído por volta de 380 d.C.
Anthony Beeson, especialista em arquitetura e arte romana e grega, disse, em declarações ao The Telegraph, que o mosaico agora encontrado é um de três deste tipo até agora descobertos em todo o mundo. Também o arqueólogo Matt Nichol, que trabalhou na escavação, descreveu à BBC as imagens e a iconografia achado como “inigualáveis”.
Na obra está retratado uma cena mitológica em que Pélope está numa corrida de carruagens com o pai da sua futura esposa, a princesa Hipodâmia.
Segundo a mitologia, o herói do mosaico era Pélope, neto de Zeus. Pélope queria casar com a sua amada Hipodâmia e pediu-a em casamento ao sei pai, Enomau, o rei de Olímpia. Reza a lenda que o pai de Hipodâmia tinha já matado 30 outros pretendentes devido a uma profecia que sustentava que seria morto pelo seu genro.
Tendo a profecia em mente, Enomau disse que aceitava o pedido de casamento se Pélope o vencesse numa corrida de carruagens. Sabendo que partia em desvantagens, uma vez que Enomau tinha cavalos fortes e se tinha já livrado de outros pretendentes desta forma, Pélope pediu a Poseidon que fizesse com que a sua carruagem fosse mais rápida.
Além disso, Pélope prometeu ao responsável pelos cavalos de Oenamaus, Mirtilo, uma noite com Hipodâmia caso sabotasse a carruagem do rei.
Durante a competição, Mirtilo cumpriu com a sua parte. As rodas do carro do rei Oenamaus acabaram por se soltar, causando a sua morte. Depois de ter vencido a corrida, Pélope o mata Mirtilo para não ter que cumprir a sua promessa.
O mosaico retrata ainda outras figuras da mitologia greco-romana, frisa a SputnikNews.
O jornal britânico destaca que o mosaico tem grande valor histórico para o país. Apesar disso, os moradores locais não querem levá-lo para o museu. Atualmente, estão a ser levadas a cabo medidas de conversação, enquanto as equipas de arqueólogos estudam o achado para melhor compreender o período romano da história do Reino Unido.
Esse Pélope era um tipo terrível!