/

Raro desenho de Michelangelo poderá arrecadar 30 milhões de euros

(dr) Christie's

Um raro desenho de Michelangelo, descoberto em 2019, será posto à venda no próximo mês de maio. Segundo a Christie’s, poderá ser vendido por 30 milhões de euros (32,7 milhões de dólares).

A obra retrata um jovem nu a tremer no Baptismo dos Neófitos, um dos frescos da Igreja de Santa Maria del Carmine, em Florença, do artista renascentista italiano Masaccio.

O desenho, uma das poucas obras do artista italiano renascentista em mãos privadas, foi vendido em 1907, em Paris. Manteve-se esquecido até 2019, altura em que um especialista da Christie’s o reconheceu como uma das obras de Michelangelo.

A atribuição do desenho ao artista italiano foi posteriormente confirmada por Paul Joannides, professor emérito de História de Arte da Universidade de Cambridge, e pelo Museu do Louvre.

Os especialistas acreditam que o desenho é uma das primeiras obras do artista, datado do final do século XV. “Este desenho é uma das descobertas mais emocionantes feitas no campo dos desenhos dos Velhos Mestres desde há muito tempo”, disse Stijn Alsteens, chefe internacional da Christie’s, à CNN.

A obra tinha sido designada como “tesouro nacional“, o que impediu a sua exportação, mas o Governo francês retirou recentemente a designação. Antes de ser leiloado em Paris, a 18 de maio, o desenho será exibido em Hong Kong e Nova Iorque.

“Na Christie’s, todos os envolvidos neste leilão estão profundamente honrados com a oportunidade de apresentar uma obra desta magnitude”, disse a presidente da Christie’s France, Cécile Verdier, em comunicado.

“Além de uma grande descoberta na história da arte, a venda deste desenho é um acontecimento importante para o mercado da arte”, rematou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.