Novo ransomware para telemóveis é propagado via SMS

Um novo ransomware para Android está a ser difundido através de mensagens para a lista de contactos do telemóvel. O malware bloqueia todas as funções e exige um resgate de 0,01 bitcoins.

A ESET publicou no seu blogue a descoberta de mais um malware que está a afetar os utilizadores Android. Este consiste na encriptação de dados e num consequente pedido de resgate para que volte a ter acesso à informação pessoal, tal como um típico ransomware de computador.

Segundo a ESET, este malware encontra-se ativo, pelo menos, desde 12 de julho. Não sendo possível saber o real impacto que este software malicioso já possui, a fonte destes dados acredita que o número de lesados possa ser limitado.

Apelidado de Android/Filecoder.C, a sua propagação está a ser feita em fóruns como o Reddit ou o XDA Developers. O isco é lançado no formato de um QR Code, que pode ser encontrado em publicações ou comentários presentes nos fóruns.

Esse QR Code leva ao download de uma aplicação, que é instalada manualmente no smartphone. Uma vez instalada, ela terá acesso à lista de contactos e a partir dela enviará mensagens com um link que aponta de volta para esse software malicioso.

Depois de enviada essa mensagem, o Android/Filecoder.C consegue encriptar todos os ficheiros, com exceção dos ficheiros de sistema. Feito esse processo, a vítima é confrontada com uma mensagem que indica que os dados foram sequestrados e que só é possível reavê-los mediante o pagamento de 0.01 bitcoins — o equivalente, no momento, a cerca 95 euros.

De forma a maximizar o seu alcance, este software malicioso possui uma mensagem gravada em 42 idiomas diferentes. Em seguida, baseia-se na linguagem predefinida do seu smartphone para eleger a que deverá enviar às vítimas. Assim, garante que conseguirá ser compreendida por todos os potenciais alvos.

Como evitar

Um dos passos fundamentais para precaver este esquema é manter o smartphone sempre atualizado. Mensalmente a Google disponibiliza atualizações de segurança para o Android para que o equipamento não fique vulnerável a terceiros.

Outra questão que se deve ter imensa cautela é as aplicações que se descarrega. O lugar mais seguro para o fazer é na Play Store. Assim sendo, é aconselhável que se mantenha o mais afastado possível de apps que não sejam provenientes desta loja de aplicações.

No entanto, a loja da Google não é infalível e importa igualmente perceber que tipo de aplicação se está a descarregar. Se os comentários e avaliações à mesma deixarem incertezas, o melhor mesmo é esquecer a aplicação.

ZAP // 4gnews

PARTILHAR

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …