Novo ransomware para telemóveis é propagado via SMS

Um novo ransomware para Android está a ser difundido através de mensagens para a lista de contactos do telemóvel. O malware bloqueia todas as funções e exige um resgate de 0,01 bitcoins.

A ESET publicou no seu blogue a descoberta de mais um malware que está a afetar os utilizadores Android. Este consiste na encriptação de dados e num consequente pedido de resgate para que volte a ter acesso à informação pessoal, tal como um típico ransomware de computador.

Segundo a ESET, este malware encontra-se ativo, pelo menos, desde 12 de julho. Não sendo possível saber o real impacto que este software malicioso já possui, a fonte destes dados acredita que o número de lesados possa ser limitado.

Apelidado de Android/Filecoder.C, a sua propagação está a ser feita em fóruns como o Reddit ou o XDA Developers. O isco é lançado no formato de um QR Code, que pode ser encontrado em publicações ou comentários presentes nos fóruns.

Esse QR Code leva ao download de uma aplicação, que é instalada manualmente no smartphone. Uma vez instalada, ela terá acesso à lista de contactos e a partir dela enviará mensagens com um link que aponta de volta para esse software malicioso.

Depois de enviada essa mensagem, o Android/Filecoder.C consegue encriptar todos os ficheiros, com exceção dos ficheiros de sistema. Feito esse processo, a vítima é confrontada com uma mensagem que indica que os dados foram sequestrados e que só é possível reavê-los mediante o pagamento de 0.01 bitcoins — o equivalente, no momento, a cerca 95 euros.

De forma a maximizar o seu alcance, este software malicioso possui uma mensagem gravada em 42 idiomas diferentes. Em seguida, baseia-se na linguagem predefinida do seu smartphone para eleger a que deverá enviar às vítimas. Assim, garante que conseguirá ser compreendida por todos os potenciais alvos.

Como evitar

Um dos passos fundamentais para precaver este esquema é manter o smartphone sempre atualizado. Mensalmente a Google disponibiliza atualizações de segurança para o Android para que o equipamento não fique vulnerável a terceiros.

Outra questão que se deve ter imensa cautela é as aplicações que se descarrega. O lugar mais seguro para o fazer é na Play Store. Assim sendo, é aconselhável que se mantenha o mais afastado possível de apps que não sejam provenientes desta loja de aplicações.

No entanto, a loja da Google não é infalível e importa igualmente perceber que tipo de aplicação se está a descarregar. Se os comentários e avaliações à mesma deixarem incertezas, o melhor mesmo é esquecer a aplicação.

ZAP // 4gnews

PARTILHAR

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …