//

Ranking de Xangai. Há seis universidades portuguesas entre as melhores do mundo

Manuelvbotelho / Wikimedia

Reitoria da Universidade de Lisboa

A edição de 2020 do Ranking de Xangai, um dos mais conhecidos rankings mundiais de universidades, foi divulgada este sábado e coloca seis universidades portuguesas entre as “mil melhores do mundo”.

De acordo com o jornal Público, no pódio da lista, encontram-se as universidades norte-americanas Harvard (1.º lugar) e Stanford (2.º lugar) e a britânica Universidade de Cambridge (3.º lugar).

A partir do centésimo lugar da lista, as instituições são colocadas em intervalos, sem especificar a sua posição exata. A Universidade de Lisboa aparece no intervalo que vai do 151.º ao 200.º lugar. A do Porto também se mantém no intervalo 301-400 e a do Minho no 401-500.

Além destas universidades, aparece ainda a Universidade de Aveiro, que melhora a sua posição face a 2019, subindo para o intervalo 501 ao 600, a Universidade de Coimbra mantém-se no intervalo 501 ao 600 e a Universidade Nova de Lisboa desce para o grupo 601 e 700.

O Ranking de Xangai, editado desde 2003, tem em conta seis indicadores, entre os quais o número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, o número de citações de artigos científicos de investigadores das universidades e o desempenho per capita de cada universidade nos diferentes parâmetros. São também considerados antigos alunos e professores contemplados com as medalhas Fields, respeitantes à investigação em Matemática, ou prémios Nobel.

Este ano, a lista é liderada por universidades norte-americanas (206) e oito estão nos 10 primeiros lugares: para além das referidas no pódio, incluem-se Massachusetts Institute of Technology-MIT, as universidade da Califórnia-Berkeley, de Princeton e de Columbia, o California Institute of Technology e a Universidade de Chicago.

A China tem 168 universidades no “top 1000”, sendo a a Universidade Tsinghu a que tem a pontuação mais alta (29.º lugar).

O Reino Unido está representado com 65, duas das quais no top 10 (Cambridge e Oxford).

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.