Rali de Portugal vai ter etapa inédita no centro do Porto

Tiago Pinheiro / Flickr

-

A primeira etapa do Rali de Portugal na cidade do Porto vai ser realizada a 20 de maio. A “Porto Street Stage” vai trazer aos Aliados quase uma centena de carros de competição.

O Rali de Portugal vai ter, pela primeira vez, uma prova no centro da cidade do Porto. A classificativa começou a ser preparada pela Câmara Municipal do Porto e pelo Automóvel Club de Portugal há alguns meses e é a grande novidade da competição este ano.

A “Porto Street Stage” – o nome da etapa – vai ter duas passagens sucessivas por uma classificativa, com uma extensão de quase dois quilómetros. A prova tem lugar a 20 de maio e vai contar para a etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Ralis.

A organização fica a cargo da Porto Lazer e do ACP e são esperados milhares de espetadores na baixa da cidade para assistir à prova, que vai ser transmitida por televisões em todo o mundo, de acordo com uma nota de imprensa da autarquia portuense. Vão estar em competição quase uma centena de carros.

Esta etapa inédita implica a montagem de um circuito de competição na Avenida dos Aliados e ruas adjacentes. Para esta obra vão ser aproveitados os materiais que a Porto Lazer possui do antigo Circuito da Boavista. O traçado exato da “Porto Street Stage” ainda não foi fechado pela organização.

Em 2010, o Porto já tinha sido palco de uma demonstração com nove carros no âmbito do Rali, mas nada que se compare a esta nova etapa, que vai ter segurança reforçada.

Impacto na economia nortenha

A CMP lembra que, no ano passado, mesmo sem uma etapa no Porto, a despesa direta total gerada pelo WRC Vodafone Rally de Portugal, na economia do Porto e Norte do país, atingiu os 65 milhões de euros.

Os dados são de um estudo do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, em parceria com a Universidade do Minho.

A audiência acumulada do Rali de Portugal em 2015 superou os 70 milhões de espetadores que geraram um impacto adicional indireto de 62 milhões de euros.

O Rali de Portugal disputa-se no Norte do país de 19 a 22 de maio.

JPN

PARTILHAR

RESPONDER

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …