Vídeo do ralhete de Santos Silva ao Chega e à IL divulgado. Rui Rocha exige “desculpas”

17

Augusto Santos Silva lamentou que uma conversa “informal e privada” tenha sido divulgada e negou que tenha acusado a IL de “falta de integridade política”.

Um vídeo do Presidente da República, do presidente da Assembleia da República e do primeiro-ministro a comentar o ralhete dado por Augusto Santos Silva aos deputados do partido Chega foi divulgado pela AR TV. Nas filmagens, Augusto Santos Silva pode ser ouvido a esclarecer que a situação “não era para menos“.

Também a Iniciativa Liberal foi visada nas declarações, com o presidente da Assembleia da República a acusar o partido de “falta de integridade política” por haver “sempre quem faça pior”. “Aquilo não é nada”, disse Santos Silva, com quem Marcelo Rebelo de Sousa concordou: “É!“.

Perante estas declarações, Rui Rocha, presidente da IL, já reagiu no Twitter, exigindo que Augusto Santos Silva se retrate do “inqualificável comportamento”. “A Iniciativa Liberal aguarda que o Presidente da Assembleia da República se retrate publicamente nas próximas horas do seu inqualificável comportamento”.

Rui Rocha fez ainda questão de anunciar que hoje dará uma conferência de imprensa sobre “mais um lamentável episódio ocorrido na Assembleia da República, protagonizado por aquele que devia ser o responsável máximo por zelar pelo regular funcionamento desta instituição”.

Após a sucessão destes acontecimentos, Santos Silva veio lamentar a divulgação de “uma conversa informal e privada” e negou a atribuição à Iniciativa Liberal (IL) falta de integridade política. O gabinete de Augusto Santos Silva, salienta-se que “não foi autorizada” a gravação sonora dessa conversa.

“O Presidente da Assembleia da República nunca se referiu à IL nos termos divulgados”, contrapõe-se na nota divulgada pelo gabinete de Augusto Santos Silva.

“Quando é mencionada uma candidatura a uma vice-presidência da Assembleia da República, o presidente da Assembleia da República não se estava a referir à IL. Basta ter em conta as exortações públicas que o presidente da Assembleia da República já fez para a apresentação de uma nova candidatura da IL a uma vice-presidência”, lê-se na mesma nota.

Na nota do gabinete do ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, sustenta-se que, “apesar das deficientes condições sonoras da gravação”, Augusto Santos Silva “nunca se referiu ao protesto da IL como representando falta de integridade política, mas sim (som não totalmente percetível), o que afirmou foi que o protesto não revelou falta de educação, mas falta de maturidade política“.

“Lamenta-se que uma conversa informal e privada (cuja gravação sonora não foi autorizada) tenha sido tornada pública nestas condições, em que a legendagem surge distorcida”, acrescenta-se.

Nas últimas horas, a AR TV, canal oficial do Parlamento, apagou o vídeo do seu site, não sendo possível assistir às imagens.

ZAP //

17 Comments

  1. Mais uma encenação entre o Sr.º Presidente da Assembleia da República, Augusto Silva, o Partido Chega (CH), e o Partido Iniciativa Liberal (IL).

  2. Como muitos portugueses considero que o convite a Lula da Silva para estar presente em comemorações estrictamente portugueses por governantes com um comportamento duvidoso não passaram de PROVOCAÇÃO aos Partidos Políticos que não concordaram com tal presença. Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, teria toda a legitimidade para fazer chegar ao Partido Chega a sua não concordância nem aceitação. Da maneira que o fez, perante toda a A.R. e respectivos convidados, tornou–se igual à atitude que queria condenar.
    Sobre este assunto assisti hoje 27/4/2023 à seguinte reportagem televisiva: – Sobre este assunto que interessa a Milhões de Portugueses demoraram 5 minutos. Sobre o camião que embateu no topo do Túnel do Marquês espalhando a sua carga e tornando inutilizável esse túnel durante certo tempo, fosse por indesculpável falta de sinalização, por indesculpável desconhecimento do condutor da altura do seu veículo carregado, ou por falta indesculpável de avisador electrónico de altura de carga exagerada, assunto que na realidade só interessará aos Lisboetas e sobretudo aos utilizadores do túnel, fomos “massacrados” com 20 minutos de repetições e “mais conversa para boi dormir”. Conclusão: os assuntos com maior ou menor interesse para os ouvintes perdem interesse para a Comunicação Social para quem mais interessa o tempo de reportagem…

  3. Este indivíduo deixou de ter condições para ser Presidente do Parlamento. Apanhado, à socapa, por câmaras internas de televisão, a humilhar e tentar desacreditar um próprio partido do hemiciclo, a que preside, é de uma menoridade confrangedora. Uma atitude de um reles, hipócrita e indigno Presidente do Parlamento.

    • Totalmente de acordo. Esta criatura não sabe quais são as suas funções. Não é a primeira vez que isto acontece. Aparentemente pretende continuar a ser deputado e não presidente da AR. Este vídeo revela um baixo nível sem paralelo. Esta criatura não tem qualquer nível e devia demitir-se de imediato. Devia ter vergonha.

  4. O SS deixou bem patente a prepotência e arrogância com que ele preside o parlamento, este discípulo de Sócrates é um perigo em cargos de poder, Na mente deste individuo a presidência do parlamento corresponde a ser dono do mesmo, para ele não interessa que os partidos tenham sido eleitos pelos portugueses ao contrario do cargo que ele ocupa, o que interessa é dizer umas balelas sobre democracia tendo como fim destacar-se e ganhar notoriedade.

  5. Temos como presidente da Assembleia da Republica um pequeno ditador ao serviço do seu partido e não do país. Pela primeira vez em democracia não tivemos o terceiro e quarto partidos mais votados com vice-presidentes da Assembleia da Republica, porque o seu partido e este senhor têm um “vendetta” pessoal contra o Chega e o seu lider. Pelos vistos os votos que foram entregues a este partido valem menos que os outros. Uma pessoa e uma partido que ja fizeram acordos de governação com uma esquerda ultra radical, contra a União europeia, o Euro, a NATO; a favor da Russia e de todas as ditaduras do mundo entre milhentas outras tropleias, mas isso não interessava nada. Um BE que através de Mariana Mortágua pediu a morte de Bolsonaro ( não que tenha nada a favor dessa pessoa, que pessoalmente me repugna, assim com o Trump ) mas com esses também nunca houve problemas. São hipócritas e nada mais hà a dizer.

  6. O SS deixou patente a prepotência e arrogância com que ele preside o parlamento, este discípulo de Sócrates é um perigo em cargos de poder, Na mente deste individuo a presidência do parlamento corresponde a ser dono do mesmo, para ele não interessa que os partidos tenham sido eleitos pelos portugueses ao contrario do cargo que ele ocupa, o que interessa é dizer umas balelas sobre democracia tendo com fim destacar-se e ganhar notoriedade.

  7. Lembram do Alibábá e os 40 Ladrões? Este ajuntamento na Assembleia da República fez-me recordar o Alibábá, mas, na versão real, personilicada pelo Grande Lulál!!!

  8. Parece que os 3 perderam “os três” e estão com o Presidiário a apontar-nos o que fazer com eles: Prisão sem condenação e a “Justiça” que demore a julgar o tempo que quiser e sem prescrições!

  9. A canalhada diverte-se à custa do povo português. Está bom de ver o que pensa nos bastidores e longe das câmaras (e que neste caso foi posto bem à vista de todos, apesar do canalha que preside à Assembleia da República ter mandado apagar o registo das imagens) a fina flor do entulho do regime da corrupção e do clientelismo partidário.
    Contra o sistema da traição, Portugal Vencerá!

  10. Este indivíduo comprometeu drasticamente a sua condição de Presidente do Parlamento. Ele acaba de atirar ao chão alguma réstia de dignidade que tinha, para o exercício do cargo.
    Um indivíduo, armado em primoroso que, afinal, não passa de uma débil “fruta podre” e de uma espécie de “filosofante de meia tigela”.
    Pede respeito e depois é ele próprio que, nas costas, falta miseravelmente ao respeito a um partido da própria Assembleia a que preside, tentando a sua desacreditação?
    Arma-se em puro e íntegro, numa sessão solene do Parlamento, pedindo respeito pela instituição e depois de acabada essa sessão, é apanhado pelas câmaras do próprio Parlamento, a faltar ao respeito a um partido político? Que exemplo de retidão (que apregoa), é este?

  11. A Assembleia torna-se palco da vergonha e falta de respeito não só entre os membros respetivos, como perante todos os portugueses. O descrédito é por mais evidente para se poder confiar no organismo .

  12. SS, o trauliteiro, no melhor do seu estilo.
    Não consegue admitir que errou, este democrata de pacotilha e sobranceria.
    No episódio do Chega, vestindo a pele de trauliteiro e sem educação e urbanidade, de dedo apontador, não vê que tem três para si virado.
    Agora, no seguimento das suas declarações, que são públicas, mas tristes, há que matar o que leva a carta a Garcia!
    Os fracos têm destas atitudes e SS é um exemplo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.