//

Rainha Isabel II visita estúdio de filmagem de Guerra dos Tronos

c.v. / BBC

A Rainha Isabel II espreita o famoso trono Trono de Ferro, da série Jogo de Tronos

A Rainha Isabel II espreita o famoso trono Trono de Ferro, da série Jogo de Tronos

A rainha da Inglaterra, Isabel II, visitou esta terça-feira o estúdio de filmagens da série de TV Guerra dos Tronos, em Belfast, na Irlanda do Norte.

A série americana, que se passa num universo de fantasia medieval, é parcialmente filmada nos estúdios Paint Hall, no centro da cidade, e tem contribuído para o desenvolvimento da indústria cinematográfica da Irlanda do Norte.

Durante a visita, Isabel e o marido, Filipe, conheceram parte do elenco e da equipa de produção e receberam informações sobre o impacto da filmagem da série na Irlanda do Norte, tanto no que diz respeito à criação de empregos, quanto ao impulso das indústrias criativas.

A comitiva visitou e observou alguns dos objetos de cena, entre os quais uma miniatura do famoso Trono de Ferro, que na série representa o poder real nos Sete Reinos e é objeto de disputa por distintos grupos rivais.

 

Significado político

Os monarcas britânicos estão a fazer uma visita de três dias, carregada de significado político, à capital da Irlanda do Norte .

O dia começou com uma visita à antiga prisão de Crumlin Road, no norte de Belfast – que foi desactivada em 1996 e se transformou numa das principais atrações turísticas da cidade.

“Não é apenas o facto de a rainha ter feito uma visita a Crumlin Road acompanhada por Peter Robinson (chefe do governo da Irlanda do Norte) e Martin McGuinness (número dois de Robinson), que faz desta visita algo simbólico”, diz o correspondente da BBC na Irlanda, Andy Martin.

“É a sua vontade e determinação para visitar partes da cidade que sofreram bastante com os chamados ‘conflitos’, que durante três décadas dividiram o país, alimentados por divisões políticas e religiosas. Há alguns anos, isto seria uma dor de cabeça logística e de segurança.”

Tanto Robinson como McGuiness estiveram presos em Crumlin Road.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.