/

Rainha Isabel II é, pela primeira vez, capa da Vogue britânica

A rainha Isabel II vai estrear-se na capa da revista Vogue britânica aos 95 anos. A publicação britânica presta homenagem ao Jubileu de Platina da monarca, com uma fotografia de 1957 no seu número de abril.

A rainha Isabel II apareceu pela primeira vez na revista Vogue em 1928, quando tinha um ano de idade, ao colo da mãe, na altura a duquesa de York.

Mas é agora, pela primeira vez, capa da revista Vogue, no número de abril da edição britânica da revista, segundo o Observador.

A imagem da primeira página é um retrato da monarca de 1957, da autoria de Lord Snowden, fotógrafo e marido da princesa Margarida. Este número terá duas capas, com a atriz Anya Taylor-Joy como a outra protagonista de abril 2022.

“Platinum Queen” é o tema principal desta edição de abril de 2022, uma homenagem ao jubileu de platina que celebra os 70 anos de Isabel II no trono britânico.

“As pessoas estão sempre a perguntar-me qual é a cor da estação. A maioria das vezes, parecem tão desiludidas quando explico que a resposta quase nunca é definitiva. Mas nos meses que se aproximam, direi: a cor da primavera/verão 2022 é platina”, escreveu o diretor da publicação, Edward Enninful, no site da Vogue.

“A 6 de fevereiro de 1952, Sua Majestade a rainha tornou-se, bem, Sua Majestade a rainha. Setenta anos passados, enquanto caminhamos para o seu 96º aniversário a 21 de abril e depois para um verão de celebrações do Jubileu de Platina”, lê-se ainda no site da revista.

“A Vogue passa em revista a sua relação única com a monarca, traçando o percurso de um reinado tão recordista quanto único, através de uma série de imagens familiares e raramente vistas, retiradas do nosso precioso arquivo exclusivo, aqui na Vogue House em Londres”, acrescenta Enninful.

A fotografia da capa foi tirada na altura do décimo aniversário de casamento da rainha e do príncipe Filipe, enquanto Isabel II usa o Diadema de Diamante.

A joia foi criada em 1820 para a coroação do rei Jorge IV, e conta com 1333 diamantes em corte brilhante, incluindo um diamante amarelo, assentes em emblemas nacionais de Inglaterra, Escócia e Irlanda: rosas, cardos e trevos.

A rainha Isabel II usa esta joia, tradicionalmente, no caminho de ida e volta para a abertura anual do Parlamento.

Desde a primeira vez que o fez, em 1952, no parlamento usa a Imperial State Crown (Coroa imperial do Estado). Também usou o Diadema no caminho para a sua coroação, em 1953.

A homenagem da Vogue à rainha continua no interior da revista, com um ensaio sobre a vida da monarca em frente às câmaras, escrito por Robin Muir, enquanto a diretora de moda da publicação, Sarah Harris, explora o guarda-roupa da monarca.

Anya Taylor-Joy, também capa da edição de abril, posa com uma réplica do Diadema de Diamante e é descrita pela Vogue como “realeza de Hollywood em formação”.

“À medida que avançamos no século XXI, para muitas pessoas, e certamente para qualquer pessoa nascida num país que já foi uma colónia britânica como eu próprio, a relação com a família real britânica pode ser complicada, no mínimo”, explica Edward Enninful, natural do Gana e diretor da Vogue britânica desde abril de 2017.

Em outubro de 2016, quando ainda era diretor de moda da revista W, Enninful foi distinguido com um OBE (Order of the British Empire) por serviços para com a diversidade na indústria da moda, distinção que recebeu da princesa Ana.

No seu texto, refere este momento para lembrar que na altura pensou no que significaria aceitar esta honra.

Edward Enninful preparou com a duquesa de Sussex, Meghan Markle, uma edição especial editada por ela sob o tema “Forces of Change”, em setembro de 2019.

Já a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, tinha sido capa da edição comemorativa dos 100 anos da Vogue britânica, em junho de 2016.

Mas ainda pela mão da antecessora de Enninful, Alexandra Shulman, que foi diretora da publicação durante 25 anos.

O registo de membros da família real na capa da Vogue já é antigo. Embora a rainha se esteja a estrear quase aos 96 anos de idade, já a princesa Diana e a princesa Ana emprestaram o seu rosto e carisma à publicação.

O número de abril de 2022 chegará às bancas britânicas a 29 de março. A Vogue britânica pode também ser encontrada em vários pontos de venda em Portugal, por isso esta edição comemorativa deverá também chegar ao nosso país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.