Rainha da Dinamarca é agora a monarca com o reinado mais longo da Europa

 

A Rainha Margarida II, da Dinamarca

A Rainha Margarida II da Dinamarca, com 82 anos, é agora a monarca com o reinado mais longo na Europa, após a morte da rainha Isabel II.

As celebrações do seu discreto jubileu de ouro, em respeito pela morte da sua prima em terceiro grau, ocorreram no passado fim de semana, tendo sido canceladas uma procissão de carruagem pelas ruas de Copenhaga e uma aparição na varanda, havendo somente uma gala no Royal Theatre, que aconteceu “de forma ajustada”.

“Depois de 50 anos no trono, a Rainha Margarida é agora a monarca viva mais antiga do mundo após a morte da Rainha Isabel”, declarou o Berlingske, citado esta segunda-feira pelo Diário de Notícias.

Margarida subiu ao trono em janeiro de 1972, com 31 anos, após a morte do pai Frederik IX, sendo primeira mulher a ser rainha da Dinamarca. Na altura, apenas 45% dos dinamarqueses estavam a favor da monarquia. Durante o seu reinado, manteve-se afastada de escândalos e ajudou a modernizar a instituição, o que lhe permitiu ganhar a aprovação de mais de 80% dos cidadãos.

Margarida II, que permitiu aos dois filhos casar com pessoas não pertencentes à nobreza, que já disse que vai ficar no trono até morrer. Uma abdicação apenas surgiria se ficasse seriamente doente. O seu filho, o príncipe Frederik, de 54 anos, é o próximo na linha de sucessão.

A monarca é conhecida pela sua personalidade divertida e é considerada uma artista visual com muito talento, tendo ilustrado vários livros e tendo os seus trabalhos expostos em museus nacionais e internacionais. Ilustrou em 2002 uma edição do livro “Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien, indicou ainda o jornal diário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.