Rádio “silenciada” coloca Governo da Rússia em tribunal

2

Já ninguém consegue ouvir a emissão da Ekho Moskvy. Editores discordam e querem o caso na Justiça russa.

O Governo russo liderado por Vladimir Putin estará a tentar controlar, o máximo possível, as notícias publicadas por meios de comunicação social da Rússia, sobre a invasão à Ucrânia.

Surgiu a indicação de que só poderiam ser publicadas notícias, entrevistas ou reportagens, depois da autorização de um elemento do executivo sediado em Moscovo.

Logo no primeiro dia do conflito, o portal Meduza teve de mudar de página. Jornalistas de outros meios de comunicação social terão sido “obrigados” a fechar as suas contas nas redes de sociais.

Também não têm autorização para partilhar online as suas opiniões sobre a situação na Ucrânia. Porque qualquer crítica pública às movimentações russas serão motivo para despedimento.

Nesta terça-feira a rádio Ekho Moskvy “desapareceu”. A rádio de Moscovo, cujo conteúdo não é controlado por Putin, deixou de ter autorização para emitir.

A informação foi confirmada pelo director da rádio, Alexei Venediktov, depois de o Procurador-Geral da República ter solicitado o bloqueio à Ekho Moskvy e ao canal televisivo independente TV Rain.

A Procuradoria-Geral da República justificou o pedido porque, alega, nos sites da Ekho Moskvy e da TV Rain têm surgido “informações direccionadas e sistemáticas com apelos a actividades extremistas e violência; e informações deliberadamente falsas sobre as acções das forças russas na operação especial” na Ucrânia, lê-se no comunicado.

A rádio Ekho Moskvy já reagiu. Os seus editores “discordam categoricamente” desta decisão – que não bloqueou o seu site oficial.

“As alegações contidas na submissão não são baseadas em nenhum exemplo, nenhuma evidência. São infundadas e insultantes para jornalistas e cidadãos da Rússia”, lamentam, em comunicado.

Os editores vão levar o “caso a tribunal” porque veem nesta decisão “uma componente política, bem como a introdução da censura, que é diretamente proibida pela Constituição da Federação Russa”, lê-se.

A rádio Ekho Moskvy não tem apresentado limites no que divulga. Logo no primeiro dia da invasão, publicou uma carta aberta, assinada por cientistas e jornalistas russos, contra o conflito na Ucrânia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.