Radar capta milhões de pássaros a levantar voo durante terramoto em Oklahoma

(dr) Matt Mahler / News9

-

Os habitantes de Oklahoma, no centro dos Estados Unidos – e ao que parece, os pássaros de toda a região – acordaram este sábado com a terra a tremer.

O terramoto de grau 5.6 na escala de Richter que às primeiras horas da manhã deste sábado sacudiu o Oklahoma, apesar de ter sido um dos mais violentos a atingir a região nos últimos anos, não causou vítimas.

O epicentro do tremor de terra foi registado a 6 km de profundidade, a nordeste de Pawnee, uma pequena cidade a pouco mais de 116 km de Oklahoma City.

Segundo a estação local de TV News9, foi oficialmente o maior terramoto alguma vez registado no Oklahoma, tendo sido sentido um pouco por todo o centro dos Estados Unidos, desde Omaha, no Nebraska, até Dallas, no Texas.

O sismo limitou-se no entanto a pregar um valente susto – à população humana, e não só.

Um radar meteorológico captou ao vivo o momento em que o sismo acontece, ao mesmo tempo que os pássaros de toda a região levantam voo.

Matt Mahler, meteorologista da News9, partilhou no seu Facebook um vídeo que mostra o instante exacto em que milhões de pássaros levantam voo enquanto, por baixo, a terra treme.

(dr) Matt Mahler / News9

Pássaros levantam voo enquanto a terra treme em Oklahoma

Pássaros levantam voo enquanto a terra treme em Oklahoma

O espantoso efeito visual dos pássaros a levantar voo em simultâneo assemelha-se, realça o meteorologista, a uma explosão de proporções apocalípticas.

Segundo alguns especialistas, o fenómeno captado pelo radar da News9 é bastante comum, havendo mesmo animais que pressentem os tremores de terra antes que aconteçam.

Por outro lado, dizem alguns entendidos, os pássaros da região levantam voo todas as manhãs, imediatamente antes do nascer do sol, o que pode ter coincidido com o tremor de terra de sábado.

Mas tal não explica porque parecem estar todos a fugir de Oklahoma City.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …

Espécies recém-descobertas de anfíbios já estão em risco de extinção

Uma equipa internacional de cientistas acaba de anunciar a descoberta de duas novas espécies e uma nova subespécie de anfíbios perto do Rio Negro, a norte do Vietname, avança o portal IFL Science. As espécies …

BE e CDS rejeitam "paraministros". Só negoceiam com Costa e Centeno

O Bloco de Esquerda e CDS rejeitam negociações com "paraministros", sublinhando que só discutem com membros do Governo, comentando a manchete do Expresso segundo a qual um gestor petrolífero está a assumir esse papel. O semanário …