Quinta que acolhe ucranianos em Évora vandalizada com mensagens de apoio à Rússia

6

Ucranianos em Portugal / Facebook

O portão vandalizado da quinta, em Évora.

Uma quinta que acolhe refugiados ucranianos em Évora foi, este domingo, vandalizada com mensagens de apoio à Rússia.

O portão de uma quinta em Évora que acolhe refugiados ucranianos foi vandalizado, este domingo, com imagens e mensagens de apoio à Rússia, avança o Jornal de Notícias. A situação foi denunciada pela Associação dos Ucranianos em Portugal.

Além de uma fotografia de Vladimir Putin, o portão tinha ainda uma bandeira da Rússia, palavras de apoio à guerra e o afamado “Z”, símbolo usado pelas tropas russa durante a invasão à Ucrânia.

“Para nós, ucranianos, o Putin tornou-se o símbolo da morte, do crime e da maior tragédia humana no século XXI […]. O autor destes desenhos e textos a favor de Putin provocou uma grande dor moral aos refugiados ucranianos e à comunidade ucraniana que vive no distrito”, disse Pavlo Sadokha, presidente da associação, numa carta enviada ao presidente da Câmara de Évora.

O presidente da associação considera ainda que o ato de vandalismo deve ser punido por lei. “Achamos que este ato se enquadra no artigo 240.º da Lei Penal da República Portuguesa – Discriminação e incitamento ao ódio e à violência”, atira Sadokha.

Portugal concedeu até esta sexta-feira 14.598 pedidos de proteção temporária a pessoas chegadas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo a última atualização feita à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A plataforma ‘SEFforUkraine.sef.pt‘ “possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer ‘online’ um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses”, segundo o SEF.

ZAP //

6 Comments

    • Bem visto!… era bom para todos: para esses grunhos que apoiam a invasão russa, para Portugal e para a Rússia, que ficava com mais alguns calhaus prontos para servir de fertilizante…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.