Quinta greve geral do ano na Grécia

murplej@ne / Wikimedia

foto: murplej@ne / Wikimedia

foto: murplej@ne / Wikimedia

A Grécia vive hoje a sua quinta greve geral do ano contra as medidas de austeridade do Governo de Andonis Samarras, uma paralisação que, tal como as anteriores, afecta essencialmente o sector público.

Os controladores aéreos farão uma greve de três horas, entre as 12:00 e as 15:00 (entre as 10:00 e as 13:00 em Lisboa) e a paralisação do pessoal do aeroporto estende-se até às 16:00 (14:00 em Lisboa), o que provocou alguns cancelamentos e atrasos de vários voos.

O aeroporto de Atenas registou atrasos de cerca de 20 voos internacionais e de mais de 40 voos domésticos.

Os hospitais gregos estão hoje apenas a oferecer serviços mínimos e as escolas, universidades, tribunais e a maior parte dos serviços públicos estão encerrados.

A greve, convocada pelas duas principais confederações sindicais, a GSEE, que representa o sector privado, e a ADEDY, representante do sector público, pretende ser um protesto contra uma série de medidas aprovadas pelo Governo.

Os representantes sindicais exigem nomeadamente a abolição da parte do imposto sobre bens imóveis que se introduziu de forma transitória e que uma nova lei prevê o seu estabelecimento permanente, bem como a manutenção da moratória sobre os despejos, que será levantada a partir do próximo ano.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na entrevista "mais reveladora" de sempre de Ronaldo, nem as lágrimas faltaram

O canal britânico ITV emite nesta terça-feira uma entrevista do jornalista Piers Morgan com Cristiano Ronaldo que está a ser anunciada como "explosiva". Nas imagens antecipadas é possível ver o avançado a chorar por causa …

Médicos sem especialização em cancro estão a avaliar medicamentos oncológicos

Há médicos que não são oncologistas a avaliar medicamentos para o cancro. O Infarmed defende que as avaliações são feitas por equipas que incluem sempre oncologistas. O presidente do Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos, …

"Que venha praga que limpe esta merda de gente." PAN repudia declarações de ex-dirigente

A publicação de uma ex-dirigente do PAN no Facebook está a gerar uma onda de revolta e já levou o Partido Pessoas Animais Natureza a "repudiar" o seu conteúdo. Em causa está o desabafo "que …

Há escolas fechadas neste início de ano letivo e o problema é o mesmo: falta de funcionários

No arranque do ano letivo, há escolas encerradas no país. O Governo garante que haverá novos funcionários nas escolas ainda durante o mês de setembro.  Segundo avança a Rádio Renascença na manhã desta segunda-feira, há escolas …

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …