Quim Torra anuncia eleições antecipadas na Catalunha

Andreu Dalmau / EPA

Quim Torra, o Presidente do governo regional da Catalunha

O Presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, anunciou esta quarta-feira que irá anunciar a data para umas eleições antecipadas naquela comunidade autónoma assim que for aprovado o orçamento regional.

“Assim que for aprovado o orçamento, anunciarei a data das eleições e fá-lo-ei de olhos postos naquilo que for melhor para o país. Com esse critério em conta, decidirei quando serão as eleições”, referiu, garantindo que esta tomada de posição não irá impedir a reunião com o Presidente de Governo, Pedro Sánchez, agendada para 06 de fevereiro.

Como noticiou o Observador, o anúncio surge depois de Torra ter sido inabilitado como deputado no governo regional da Catalunha pelo Supremo Tribunal, que deu razão à Junta Eleitoral Central sobre a decisão de retirar o cargo de deputado a Quim Torra. Em causa esteve o crime de desobediência, por este ter recusado retirar símbolos pró-independência da varanda da sede do governo regional, em Barcelona.

O anúncio de eleições antecipadas mostra igualmente o afastamento entre os independentistas do Juntos Pela Catalunha (JPC) e os independentistas da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). Roger Torrent, membro da ERC e atual presidente do parlamento regional da Catalunha, acatou a ordem de inabilitação de Torra como deputado.

A decisão de Torrent, cujo partido governa em coligação com o JPC, foi criticada por Torra esta quarta-feira. “O governo [regional da Catalunha] não pode funcionar sem união, sem uma estratégia comum e partilhada em questões fundamentais e sem lealdade entre os seus parceiros”, disse o Presidente do governo regional da Catalunha.

“A presidência do parlamento decidiu deixar a presidência da Generalitat no meio da tempestade. Não foi respeitado o consenso do independentismo”, atirou, frisando que “a instituição da presidência ficou desprotegida”.

O Periódico avançou que o calendário para a aprovação do orçamento acordado entre o governo regional da Catalunha aponta para um debate em plenário nos dias 12 e 13 de fevereiro e uma votação definitiva a 04 ou 05 de março.

Caso o orçamento seja aprovado e Torra cumpra a palavra, as eleições poderão acontecer no início de maio, visto que o Estatuto de Autonomia da Catalunha indica que têm de decorrer pelo menos 54 dias entre a convocatória e a realização de eleições. Contudo, pondera-se também a hipótese de as eleições ocorrerem apenas depois do verão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …