Quim Torra anuncia eleições antecipadas na Catalunha

Andreu Dalmau / EPA

Quim Torra, o Presidente do governo regional da Catalunha

O Presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, anunciou esta quarta-feira que irá anunciar a data para umas eleições antecipadas naquela comunidade autónoma assim que for aprovado o orçamento regional.

“Assim que for aprovado o orçamento, anunciarei a data das eleições e fá-lo-ei de olhos postos naquilo que for melhor para o país. Com esse critério em conta, decidirei quando serão as eleições”, referiu, garantindo que esta tomada de posição não irá impedir a reunião com o Presidente de Governo, Pedro Sánchez, agendada para 06 de fevereiro.

Como noticiou o Observador, o anúncio surge depois de Torra ter sido inabilitado como deputado no governo regional da Catalunha pelo Supremo Tribunal, que deu razão à Junta Eleitoral Central sobre a decisão de retirar o cargo de deputado a Quim Torra. Em causa esteve o crime de desobediência, por este ter recusado retirar símbolos pró-independência da varanda da sede do governo regional, em Barcelona.

O anúncio de eleições antecipadas mostra igualmente o afastamento entre os independentistas do Juntos Pela Catalunha (JPC) e os independentistas da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). Roger Torrent, membro da ERC e atual presidente do parlamento regional da Catalunha, acatou a ordem de inabilitação de Torra como deputado.

A decisão de Torrent, cujo partido governa em coligação com o JPC, foi criticada por Torra esta quarta-feira. “O governo [regional da Catalunha] não pode funcionar sem união, sem uma estratégia comum e partilhada em questões fundamentais e sem lealdade entre os seus parceiros”, disse o Presidente do governo regional da Catalunha.

“A presidência do parlamento decidiu deixar a presidência da Generalitat no meio da tempestade. Não foi respeitado o consenso do independentismo”, atirou, frisando que “a instituição da presidência ficou desprotegida”.

O Periódico avançou que o calendário para a aprovação do orçamento acordado entre o governo regional da Catalunha aponta para um debate em plenário nos dias 12 e 13 de fevereiro e uma votação definitiva a 04 ou 05 de março.

Caso o orçamento seja aprovado e Torra cumpra a palavra, as eleições poderão acontecer no início de maio, visto que o Estatuto de Autonomia da Catalunha indica que têm de decorrer pelo menos 54 dias entre a convocatória e a realização de eleições. Contudo, pondera-se também a hipótese de as eleições ocorrerem apenas depois do verão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.