Questões internas não vão ser debatidas nas jornadas do CDS

António Cotrim / Lusa

O líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia

As jornadas parlamentares do CDS-PP decorrem na segunda e na terça-feira, em São João da Madeira, com o tema “Soberania e Recuperação de Portugal”.

O presidente do grupo parlamentar do CDS, Telmo Correia, afastou esta sexta-feira a possibilidade de discussão de questões internas do partido nas jornadas da próxima semana, indicando que esses assuntos são debatidos nos locais próprios.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o presidente do grupo parlamentar centrista disse que convidou pessoalmente Nuno Melo, “até numa lógica de integração e de colaboração entre os vários representantes políticos do CDS”.

Questionado se as questões internas, como a oposição à direção do partido, poderão ser também temas abordados, o líder parlamentar afirmou que “o debate é sobre oposição no país, é isso que preocupa o grupo parlamentar do CDS”.

E salientou que “as questões internas, e todas as questões internas, são discutidas nos fóruns internos e não no fórum das jornadas parlamentares”.

“E eu serei absolutamente rigoroso e escrupuloso, eu distingo o que é uma discussão interna, na qual não estou inibido nem tenho nenhuma limitação, daquilo que é a função institucional do grupo parlamentar a que presido e que, desse ponto de vista, tem uma relação institucional e de lealdade absoluta com o partido e com todos os outros órgãos do partido”, frisou Telmo Correia.

São João da Madeira vai receber as jornadas parlamentares do CDS na próxima segunda e terça-feira e um dos painéis vai dedicar-se aos “desafios da oposição”, com a presença do eurodeputado Nuno Melo.

O SEF, a soberania, a segurança e a investigação criminal vão ser temas que também vão marcar presença nas jornadas, numa altura em que Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está debaixo de fogo e pouco depois de a proposta do Governo para a reestruturação do SEF ser debatida no Parlamento.

Nuno Magalhães, ex-líder parlamentar do CDS, vai moderar este painel, que contará com Acácio Pereira, do sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF; Ricardo Valadas, presidente do Conselho Europeu dos Sindicatos de Polícia; e Paulo Rodrigues, ex-presidente do ASPP/PSP.

O painel dedicado à “Recuperação Económica” vai contar com a presença de Castro Almeida, ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, ex-presidente da câmara de São João da Madeira e também ex-vice-presidente de Rui Rio que saiu da direção em divergência com o líder.

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, também dará o seu contributo, num debate moderado por João Almeida, um rosto da oposição a Francisco Rodrigues dos Santos no congresso de 2020.

O líder centrista vai estar presente no encerramento, na terça-feira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.