/

Investigação mostra quem deve ter mais cuidado com a covid-19

Joseph Galea / Hooked to smoking / European Parliament

Doenças cerebrovasculares, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica estão na “lista negra” dos pacientes de covid-19.

Uma meta-análise de investigadores chineses, disponível online desde o início do mês no portal PubMed, mostra quem deve ter um cuidado redobrado com o novo coronavírus.

A investigação mostrou que pacientes de covid-19 com doenças cerebrovasculares, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) apresentam um maior risco de exacerbação/progressão da doença.

Além disso, algumas destas condições médicas são mais preponderantes para o agravamento da doença do que outras. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é, de longe, a combinação mais perigosa com o novo coronavírus, aumentando em 497% a probabilidade de a doença progredir para algo mais severo.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde, a DPOC afeta cerca de 14% dos portugueses maiores de 40 anos, em particular fumadores.

Doenças cerebrovasculares (289%), doenças cardiovasculares (193%), hipertensão (129%) e diabetes (147%) são os problemas de saúde mais perigosos para pacientes de covid-19 que se seguem.

Em sentido contrário, os estudos analisados mostram que doenças hepática, tumores malignos ou doenças renais não apresentaram uma correlação significativa. “A nossa meta-análise não forneceu evidências suficientes de que havia uma correlação entre doença hepática, tumor maligno ou doença renal e o agravamento dos pacientes com covid-19”, escreveram os investigadores, citados pelo Medium.

“A meta-análise identificou hipertensão, diabetes, DPOC, doença cardiovascular e doença cerebrovascular como fatores de risco significativos para pacientes com covid-19”, concluíram. “O conhecimento destes fatores pode definir melhor os pacientes com covid-19 em maior risco e, portanto, permitir uma abordagem mais direcionada e específica para evitar essas mortes”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.