Investigação mostra quem deve ter mais cuidado com a covid-19

Joseph Galea / Hooked to smoking / European Parliament

Doenças cerebrovasculares, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica estão na “lista negra” dos pacientes de covid-19.

Uma meta-análise de investigadores chineses, disponível online desde o início do mês no portal PubMed, mostra quem deve ter um cuidado redobrado com o novo coronavírus.

A investigação mostrou que pacientes de covid-19 com doenças cerebrovasculares, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) apresentam um maior risco de exacerbação/progressão da doença.

Além disso, algumas destas condições médicas são mais preponderantes para o agravamento da doença do que outras. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é, de longe, a combinação mais perigosa com o novo coronavírus, aumentando em 497% a probabilidade de a doença progredir para algo mais severo.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde, a DPOC afeta cerca de 14% dos portugueses maiores de 40 anos, em particular fumadores.

Doenças cerebrovasculares (289%), doenças cardiovasculares (193%), hipertensão (129%) e diabetes (147%) são os problemas de saúde mais perigosos para pacientes de covid-19 que se seguem.

Em sentido contrário, os estudos analisados mostram que doenças hepática, tumores malignos ou doenças renais não apresentaram uma correlação significativa. “A nossa meta-análise não forneceu evidências suficientes de que havia uma correlação entre doença hepática, tumor maligno ou doença renal e o agravamento dos pacientes com covid-19”, escreveram os investigadores, citados pelo Medium.

“A meta-análise identificou hipertensão, diabetes, DPOC, doença cardiovascular e doença cerebrovascular como fatores de risco significativos para pacientes com covid-19”, concluíram. “O conhecimento destes fatores pode definir melhor os pacientes com covid-19 em maior risco e, portanto, permitir uma abordagem mais direcionada e específica para evitar essas mortes”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …

"Último recurso". Governo britânico admite novo confinamento no Reino Unido

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu esta sexta-feira que o Governo conservador não descarta decretar um segundo confinamento nacional para conter a pandemia de covid-19, embora considere esta opção um "último recurso" “Faremos …

Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também …

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …