Investigação mostra quem deve ter mais cuidado com a covid-19

Joseph Galea / Hooked to smoking / European Parliament

Doenças cerebrovasculares, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica estão na “lista negra” dos pacientes de covid-19.

Uma meta-análise de investigadores chineses, disponível online desde o início do mês no portal PubMed, mostra quem deve ter um cuidado redobrado com o novo coronavírus.

A investigação mostrou que pacientes de covid-19 com doenças cerebrovasculares, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) apresentam um maior risco de exacerbação/progressão da doença.

Além disso, algumas destas condições médicas são mais preponderantes para o agravamento da doença do que outras. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é, de longe, a combinação mais perigosa com o novo coronavírus, aumentando em 497% a probabilidade de a doença progredir para algo mais severo.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde, a DPOC afeta cerca de 14% dos portugueses maiores de 40 anos, em particular fumadores.

Doenças cerebrovasculares (289%), doenças cardiovasculares (193%), hipertensão (129%) e diabetes (147%) são os problemas de saúde mais perigosos para pacientes de covid-19 que se seguem.

Em sentido contrário, os estudos analisados mostram que doenças hepática, tumores malignos ou doenças renais não apresentaram uma correlação significativa. “A nossa meta-análise não forneceu evidências suficientes de que havia uma correlação entre doença hepática, tumor maligno ou doença renal e o agravamento dos pacientes com covid-19”, escreveram os investigadores, citados pelo Medium.

“A meta-análise identificou hipertensão, diabetes, DPOC, doença cardiovascular e doença cerebrovascular como fatores de risco significativos para pacientes com covid-19”, concluíram. “O conhecimento destes fatores pode definir melhor os pacientes com covid-19 em maior risco e, portanto, permitir uma abordagem mais direcionada e específica para evitar essas mortes”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está deparecida. De acordo com o jornal espanhol Maitha al …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …