Quem denunciar corrupção passará a ter apoio jurídico

PhotoXpress

foto: Photoxpress

foto: Photoxpress

A Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), representante portuguesa da rede global anti-corrupção Transparency International, anunciou hoje que vai criar um centro de apoio e aconselhamento jurídico para ajudar quem denuncie casos de corrupção em Portugal.

O anúncio coincide com o Dia Internacional de Combate à Corrupção e o centro, que deverá estar operacional no primeiro semestre de 2014, está integrado num projecto internacional gerido pelo secretariado da Transparency International, em Berlim, que tem aberto estruturas semelhantes em vários países europeus.

Segundo João Paulo Batalha, membro da TIAC e coordenador do projeto, o centro pretende apoiar os cidadãos na denúncia de casos de corrupção, numa altura em que a organização recebe muitos pedidos vindos de cidadãos que não sabem como formular a sua queixa às autoridades competentes ou não confiam nas instituições da Justiça e pedem o apoio de organizações cívicas como a TIAC.

O objectivo do centro, de acordo com o mesmo responsável, é dar mais capacidade ao serviço de provedoria que a TIAC tem prestado, de forma voluntária, aos cidadãos que se dirigem à associação e que vão passar, assim, a contar com um apoio mais próximo.

Além de ajudar os cidadãos a formular as suas queixas de forma mais eficaz e a dirigi-las às autoridades competentes, o centro, que funcionará de forma totalmente gratuita, pretende também sensibilizar os portugueses para a importância da denúncia, acompanhando os casos que se revelem mais sensíveis ou relevantes.

Segundo a TIAC, a sistematização de denúncias e o seu acompanhamento na Justiça permitirão também identificar as áreas da corrupção com um impacto mais directo na vida dos portugueses e fazer recomendações de melhoria às autoridades políticas e judiciais.

Em comunicado, João Paulo Batalha salienta que a Provedoria TIAC será um reforço fundamental do trabalho desta associação, num país em que os cidadãos, “de uma forma geral, têm medo de denunciar crimes de corrupção”.

“Não temos em Portugal uma lei eficaz de protecção dos denunciantes, que ficam por isso sujeitos a todo o tipo de pressões e abusos — e as alterações legislativas que estão na calha não vão resolver o problema, se se limitarem a equiparar os denunciantes a testemunhas. É preciso ir mais além na protecção efectiva de quem colabora com a Justiça, como a TIAC tem recomendado insistentemente. O medo de represálias e a noção de que a queixa será inconsequente são as razões mais apontadas para que os cidadãos fiquem em silêncio perante casos de corrupção. É este estado de coisas que é urgente mudar”, diz João Paulo Batalha, na mesma nota.

O atendimento jurídico será assegurado por juristas ou estudantes de Direito em regime de voluntariado, sob supervisão de um jurista ligado ao projeto, através de protocolos de cooperação com Universidades e institutos de Direito que começarão a ser celebrados no início de 2014.

O projecto, com uma duração de 30 meses, tem financiamento da Comissão Europeia.

A TIAC, o ponto de contacto nacional da Transparency International, é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade geral promover a legalidade democrática e a boa governação, combatendo a corrupção e fomentando os valores da transparência, integridade e responsabilidade na opinião pública, nos cidadãos e nas instituições e empresas públicas e privadas.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Depois da banca rota vem a abunancia.
    De resto Portugal não tem corrupção ??????????!!!!!!!!!! que bacurada eu escrevi agora. Ando a pagar pelos meus pecados e a alimentar os gordos.

RESPONDER

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …

Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne's Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições. Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos …

Peritos alertam DGS sobre alto risco de infeções no outono. Governo já prepara plano de ataque

Os peritos que trabalham diretamente com a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a evolução da pandemia em Portugal alertam o órgão liderado por Graças Freitas que o deverá começar a subir significativamente no outono. A …

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …