Queixa-crime contra José António Saraiva por “incitar à violência contra transexuais”

(td)(dr) Gradiva / record.pt

O jornalista José António Saraiva, ex-director dos semanários Expresso e Sol

O jornalista e cronista é alvo de uma queixa-crime apresentada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género por causa de um artigo que assinou no jornal Sol, no qual diz que as mudanças de sexo são “uma das coisas mais aberrantes” da medicina.

Intitulado “E se um homem nascer galinha”, o artigo de opinião de José António Saraiva é “atentatório da dignidade das pessoas transexuais” e “susceptível de favorecer a prática de actos de violência homofóbica e transfóbica“, acusa a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

A CIG apresentou queixa contra o jornalista no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) e vai reportar “os factos à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, à Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas e ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, para que actuem em conformidade”, refere em comunicado.

A Comissão nota que o artigo de José António Saraiva pode “configurar a prática de crimes de discriminação sexual e de instigação à prática de crimes, designadamente contra a liberdade e a autodeterminação sexual”.

No texto em causa, o cronista do Sol refere que “as trocas de sexo por via cirúrgica são de uma inaudita brutalidade” e “uma das coisas mais aberrantes que a evolução da medicina trouxe”.

Considerando que se trata no fundo de usar “pessoas como cobaias”, Saraiva acrescenta que estas “transformações” são “burlas” e “embustes” porque “é impossível por via cirúrgica transformar um homem em mulher (ou o contrário), pela simples razão de que homens e mulheres não são apenas diferentes pelo facto de terem pénis ou vaginas: são diferentes em tudo”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • E vise versa…….
      A diferença de opinião não pode ser potencializar a discriminação e a violência.
      Também posso ter a opinião que vc é feio (a) e não deve andar na via pública. … é uma opinião !

  1. Completamente de acordo.
    Os médicos estão sempre tão atentos a situações de ética ou coisa parecida e então com esta situação (que eu nem encontro adjectivo apropriado para a classificar), prestam-se a estes trabalhos?!
    E depois queixam-se de aparecer este e aquele com ideias fora do polìticamente correcto !
    Isto é daquelas “coisas” equiparadas à barbárie.

  2. Acho espectacular uma queixa sobre um artigo de opinião… Sermos processados por termos uma opinião. Depois falam da liberdade de expressão

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …