Queixa-crime contra José António Saraiva por “incitar à violência contra transexuais”

(td)(dr) Gradiva / record.pt

O jornalista José António Saraiva, ex-director dos semanários Expresso e Sol

O jornalista e cronista é alvo de uma queixa-crime apresentada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género por causa de um artigo que assinou no jornal Sol, no qual diz que as mudanças de sexo são “uma das coisas mais aberrantes” da medicina.

Intitulado “E se um homem nascer galinha”, o artigo de opinião de José António Saraiva é “atentatório da dignidade das pessoas transexuais” e “susceptível de favorecer a prática de actos de violência homofóbica e transfóbica“, acusa a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

A CIG apresentou queixa contra o jornalista no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) e vai reportar “os factos à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, à Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas e ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, para que actuem em conformidade”, refere em comunicado.

A Comissão nota que o artigo de José António Saraiva pode “configurar a prática de crimes de discriminação sexual e de instigação à prática de crimes, designadamente contra a liberdade e a autodeterminação sexual”.

No texto em causa, o cronista do Sol refere que “as trocas de sexo por via cirúrgica são de uma inaudita brutalidade” e “uma das coisas mais aberrantes que a evolução da medicina trouxe”.

Considerando que se trata no fundo de usar “pessoas como cobaias”, Saraiva acrescenta que estas “transformações” são “burlas” e “embustes” porque “é impossível por via cirúrgica transformar um homem em mulher (ou o contrário), pela simples razão de que homens e mulheres não são apenas diferentes pelo facto de terem pénis ou vaginas: são diferentes em tudo”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • E vise versa…….
      A diferença de opinião não pode ser potencializar a discriminação e a violência.
      Também posso ter a opinião que vc é feio (a) e não deve andar na via pública. … é uma opinião !

  1. Completamente de acordo.
    Os médicos estão sempre tão atentos a situações de ética ou coisa parecida e então com esta situação (que eu nem encontro adjectivo apropriado para a classificar), prestam-se a estes trabalhos?!
    E depois queixam-se de aparecer este e aquele com ideias fora do polìticamente correcto !
    Isto é daquelas “coisas” equiparadas à barbárie.

  2. Acho espectacular uma queixa sobre um artigo de opinião… Sermos processados por termos uma opinião. Depois falam da liberdade de expressão

RESPONDER

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …