Queixa-crime contra José António Saraiva por “incitar à violência contra transexuais”

(td)(dr) Gradiva / record.pt

O jornalista José António Saraiva, ex-director dos semanários Expresso e Sol

O jornalista e cronista é alvo de uma queixa-crime apresentada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género por causa de um artigo que assinou no jornal Sol, no qual diz que as mudanças de sexo são “uma das coisas mais aberrantes” da medicina.

Intitulado “E se um homem nascer galinha”, o artigo de opinião de José António Saraiva é “atentatório da dignidade das pessoas transexuais” e “susceptível de favorecer a prática de actos de violência homofóbica e transfóbica“, acusa a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

A CIG apresentou queixa contra o jornalista no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) e vai reportar “os factos à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, à Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas e ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, para que actuem em conformidade”, refere em comunicado.

A Comissão nota que o artigo de José António Saraiva pode “configurar a prática de crimes de discriminação sexual e de instigação à prática de crimes, designadamente contra a liberdade e a autodeterminação sexual”.

No texto em causa, o cronista do Sol refere que “as trocas de sexo por via cirúrgica são de uma inaudita brutalidade” e “uma das coisas mais aberrantes que a evolução da medicina trouxe”.

Considerando que se trata no fundo de usar “pessoas como cobaias”, Saraiva acrescenta que estas “transformações” são “burlas” e “embustes” porque “é impossível por via cirúrgica transformar um homem em mulher (ou o contrário), pela simples razão de que homens e mulheres não são apenas diferentes pelo facto de terem pénis ou vaginas: são diferentes em tudo”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • E vise versa…….
      A diferença de opinião não pode ser potencializar a discriminação e a violência.
      Também posso ter a opinião que vc é feio (a) e não deve andar na via pública. … é uma opinião !

  1. Completamente de acordo.
    Os médicos estão sempre tão atentos a situações de ética ou coisa parecida e então com esta situação (que eu nem encontro adjectivo apropriado para a classificar), prestam-se a estes trabalhos?!
    E depois queixam-se de aparecer este e aquele com ideias fora do polìticamente correcto !
    Isto é daquelas “coisas” equiparadas à barbárie.

  2. Acho espectacular uma queixa sobre um artigo de opinião… Sermos processados por termos uma opinião. Depois falam da liberdade de expressão

RESPONDER

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …

Portugal perde na Taça Davis frente à Bielorrússia

Pedro Sousa, colocado em 123.º no 'ranking' ATP, perdeu por 3-2 contra a Bielorrússia, na eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis. Este sábado, o tenista Pedro Sousa foi derrotado no último encontro …

Governo abre mais de 2000 vagas para estágios na Administração Local

Há mais de 2000 estágios para atribuir em todo o país e as candidaturas estão abertas até 11 de outubro. Norte e Centro lideram o número de vagas. Na quarta-feira, foi divulgado, em Diário da República, …