/

Queda de meteoro transforma a noite em dia na Finlândia

As câmaras de moradores capturaram um momento incrível na Finlândia na última quinta-feira: um meteoro rasgou os céus da Lapónia, região norte do país escandinavo, e transformou a noite em dia com uma explosão percebida a quilómetros de distância.

Apesar de o meteoro ter um brilho incrivelmente intenso, ainda não é sabido se atingiu o solo ou se explodiu na atmosfera. “Nesta noite, quando eu estava sentada em casa, houve uma grande explosão e a casa toda estremeceu violentamente“, disse Tony Bateman, que gravou um dos vídeos e dirige o site Aurora Service Tours.

“Estávamos a fazer uma transmissão ao vivo, a captar o céu noturno para registar a aurora boreal. Imediatamente pensei que as câmaras tivessem apanhado o espetáculo causado pela entrada do meteoro na atmosfera. Então, volto o vídeo e lá está. Fiquei arrepiado. Que noite!”, conta Bateman.

O incidente ocorreu por volta das 6h40 (hora local) pelos céus de Inari, na Lapónia finlandesa, e parece ter sido tão poderoso que alguns dizem ter ouvido a explosão também na Noruega e na Rússia.

As luzes vieram de todo lado, como uma explosão que durou cerca de cinco ou seis segundos”, declarou o atleta Atle Staaleen ao Barents Observer.

Apesar de o evento ser impressionante, os meteoros não são tão raros. Milhares de objetos explodem na nossa atmosfera todos os anos, mas muitos são demasiado pequenos para serem notados. E vários desses milhares caem em áreas remotas e desabitadas.

Em algumas ocasiões, porém, um meteorito pode se espalhar por uma área povoada ao entrar em contacto com a atmosfera terrestre. No caso deste incidente na Finlândia, o meteoro parece explodir no ar num bólide – quando uma rocha espacial é desintegrada antes de chegar ao solo – ou atingiu a Terra como um meteorito.

E por não serem raros, os cientistas estão a melhorar constantemente o rastreio de meteoritos, mas ainda estão longe da perfeição: em 2013, um meteorito não detetado caiu em Chelyabinsk, na Rússia, e feriu centenas de pessoas com a explosão, causando danos em edifícios e residências.

Felizmente, desta vez não há relatos de feridos ou estragos, mas é um bom lembrete de que há muitas rochas a “passear” pelo espaço que podem, em visita ao Sistema Solar, atingir a Terra. Por isso, é necessário que continuemos a preparar-nos para quando algo entrar no nosso caminho – pois isso poderia significar o fim da civilização humana.

EM, ZAP // IFLScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.