Quebra de patentes de vacinas divide países. Portugal (e a maioria) quer manter tudo igual

Tiago Petinga / EPA

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

António Costa com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, na Cimeira Social no Porto.

Enquanto países como os EUA e Espanha defendem o levantamento das patentes das vacinas contra a covid-19, a maioria dos governos europeus quer manter tudo igual.

Na Cimeira Social do Porto, os Estados Unidos defenderam uma proposta na qual as vacinas contra a covid-19 possam passar a ser produzidas em qualquer país sem que este tenha de pagar direitos de patente às farmacêuticas que as desenvolveram.

Anteriormente, África do Sul e Índia já tinham apresentado uma proposta semelhante para todos os produtos covid. Todavia, as instituições europeias não alinharam. A maioria dos Governos, incluindo Portugal, defendia que a medida podia até ter um efeito contrário, desincentivando à inovação e investigação na área da saúde.

De acordo com o jornal Público, na cimeira do Porto, os líderes europeus mantiveram a sua posição, abrindo pouco espaço para uma mudança.

“Não acredito que a renúncia às patentes seja uma solução para fornecer vacinas a mais pessoas. Em vez disso, acredito que precisamos da criatividade e da força inovadora das empresas, e para mim, isto inclui a proteção de patentes”, defendeu a chanceler alemã Angela Merkel.

Os países europeus apelam a países como os Estados Unidos que produzam vacinas para exportar — algo que não tem acontecido até agora.

“A curto prazo, contudo, apelamos a todos os países produtores de vacinas para que permitam as exportações e evitem medidas que perturbem as cadeias de abastecimento. Até ao momento, mais de 200 milhões de doses de vacinas produzidas na Europa foram enviadas para o resto do mundo. A Europa exporta quase tantas vacinas como as que fornece aos seus próprios cidadãos. Para ser clara, a Europa é a única região democrática do mundo que exporta vacinas em grande escala”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A Investigate Europe consultou as atas das reuniões do comité de política comercial do governo alemão no Conselho da UE em Janeiro e Fevereiro de 2021. Em três reuniões, os funcionários da União Europeia na Organização Mundial do Comércio defenderam a oposição da UE à renúncia de patentes.

Por sua vez, Espanha defendeu que a eliminação de patentes de vacinas estava a tornar-se especialmente relevante.

Quase todos os restantes governos europeus contactados pela Investigate Europe apresentaram argumentos próximos aos da Comissão da UE, rejeitando a ideia de renúncia das patentes.

Áustria, Finlândia, Alemanha e Países Baixos foram alguns deles. Portugal também:

“A UE tem valorizado, neste contexto, a cooperação público-privada, e consequentemente o sistema de propriedade intelectual que a sustenta, e que considera ter sido bastante bem-sucedida na produção de uma vacina em tempo recorde. É importante notar que o maior desafio, neste momento, é colmatar as lacunas de curto prazo da Europa em termos de produção, não sendo o levantamento de patentes uma solução para este problema”.

Assim sendo, a maioria dos Governos europeus e a Comissão mantêm a confiança no rumo que tomaram em 2020, rejeitando levantar as patentes das vacinas contra a covid-19.

Apesar de não existir um consenso em torno das patentes, “todos concordam que é preciso aumentar a produção das vacinas”, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

O Papa Francisco pediu este sábado a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual das vacinas contra o coronavírus, numa mensagem de vídeo transmitida num concerto nos Estados Unidos da América.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estao abrir um precedente muito perigoso ! a Industria nao e a Madre Teresa de Calcuta ,se houver outra pandemia ,talvez as farmaceuticas nao se disponibelizem a Investir tanto dinheiro e recursos ! pois da outra vez nao teve o retorno esperado ! e nestas questoes o tempo pode ser a diferença entre a vida e a morte para milhoes de seres humanos! estes Hiipies de gravata que tem estas ideias nunca entraram realmente na Idade Adulta

RESPONDER

Combate à corrupção e ao branqueamento recebe apenas "migalha" da bazuca

Dos 266,9 milhões de euros do PRR que serão investidos pelo Governo na área da Justiça, apenas 0,37% é destinado à PGR e ao DCIAP. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de …

Auditoria às sondagens das autárquicas. Não houve erro, mas "mecanismos" que mudaram opiniões

A auditoria interna realizada pela Intercampus às sondagens pré-eleitorais das últimas eleições autárquicas, que foram muito criticadas, não detetou erros. Assim, o que pode explicar as divergências são "mecanismos" que fazem mudar a opinião das …

Partidos alertam que demora no leilão do 5G está a atrasar a rede de alta velocidade em Portugal

O leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) dura há quase 200 dias e está a atrasar a implementação da rede de alta velocidade em Portugal. Neste sentido, os partidos, tanto à esquerda como …

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …