Há quatro tipos de personalidade (e os imbecis existem mesmo)

Um estudo recente, publicado na Nature Human Behaviour, mostra que existem quatro tipos de personalidade: média, reservada, egocêntrica e modelo a seguir.

A literatura científica sempre teve uma certa repulsa à tipificação e a verdade é que descrever a personalidade de um indivíduo pode ser uma tarefa bastante difícil. Apesar da infinidade de personalidades que podem existir, um estudo recente aponta que, no fundo, a espécie humana se resume a apenas quatro tipos.

O estudo, publicado esta segunda-feira na revista  Nature Human Behaviour, analisou dados de 1,5 milhões de pessoas e concluiu que existem quatro tipos de personalidade: média, reservada, egocêntrica e modelo a seguir.

A verdade é que os seres humanos se tentam caracterizar desde tempos antigos. “Estas ideias remontam a gregos como Hipócrates”, diz Martin Gerlach, investigador que estuda sistemas complexos da Universidade norte-americana de Northwestern.

No entanto, a existência de tipos de personalidade não é consensual entre os psicólogos. Em vez disso, há acordo sobre a existência de traços de personalidade “que podem ser medidos de forma consistente entre idade e culturas”, diz o português Luís Nunes Amaral, co-diretor do Instituto Nortwestern de Sistemas Complexos e um dos cientistas envolvidos neste estudo.

Segundo o Diário de Notícias, os cinco traços aceites são a abertura para a experiência, a conscienciosidade, a extroversão, o neuroticismo (ou instabilidade emocional) e a agradabilidade.

No modelo que é abordado neste estudo recente, a cada um dos cinco traços é dado um valor. A combinação dos valores permitiu, então, isolar quatro grandes grupos de dados e, desta forma, definir quatro tipos de personalidade.

“O que é novo neste estudo é que a escolha dos cinco grandes traços se mantém como um ponto de partida”, diz John A. Johnson, psicólogo da Universidade da Pensilvânia. No fundo, este estudo “faz uma defesa forte da existência de tipos de personalidade definidos por configurações dos cinco grandes traços de personalidade”.

As conclusões foram suficientes para convencer os especialistas mais céticos, que concordaram com as quatro personalidades gerais.

Assim, a personalidade “média” é aquela que se caracteriza como a mais comum, isto é, a que é de certa forma extrovertida, mas sem demasiada abertura. Este tipo de personalidade é mais comum às mulheres, adianta o Washington Post.

Já a personalidade “reservada” distingue-se por ter ainda menos abertura, sendo que é o tipo de personalidade mais estável a nível emocional. Além disso, tende geralmente a ser “agradável e com conhecimento”, explica o Diario Sur.

O “modelo a seguir” é o tipo de personalidade apontada a uma faixa etária mais adulta, e, sem surpresas, pertence ao grupo de “pessoas fiáveis e que estão abertas a novas ideias”. Luís Amaral resume este tipo numa só frase: “são boas pessoas para chefiar”.

Por último, os “egocêntricos” que são aqueles que tendem a focar-se apenas em si mesmo. Apesar de não serem os mais amáveis, esta é uma característica que tende a decrescer com o avançar a idade. Luís Amaral descreve estas pessoas em termos “não técnicos” de uma forma muito simples: são os “imbecis”.

O cientista e líder da investigação refere ainda, segundo o Newshub, que este estudo pode ser útil na contratação de profissionais ou, num campo mais pessoal, na busca do parceiro ideal. Se quiser fazer parte da pesquisa, visite o The SAPA Project.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

      • Acertou as contas do país. Aquelas que os ladrões dos seus amigos deixaram de rastos. O 44 e o nº2 do 44, isto é, o atual PM é que enganaram e enganam os Portugueses. Talvez também por isso o Passos tenha sido o mais votado nas últimas eleições. Os Portugueses não são parvos ao contrário do caro amigo viajante que como o nome diz… está de passagem.

      • Gostaria que me elucidassem em que é que consistiu esse engano.
        Por agora trocarem impostos que se vêem por impostos que “não se vêem”, quer dizer que já não há aumento de impostos?É apenas a questão de fazer as coisas com frontalidade, “à homem”, ou … a outra possibilidade… à cobarde.
        E a cantiga da devolução de rendimentos, além de estropiada e para sempre adiada, quer dizer que não fica para lá esse dinheiro?
        Assim que a bolha do turismo e imobiliário explodir (como todas as bolhas) verifica-se que a indústria afinal não evoluiu quase nada. E sem isso… país pobre para sempre, que vive com a Moeda dos alemães e acha que consegue pagar contas com isso. SNS etc e tal, Pois sim, mais um tempito e lá cairão os santos dos nichos novamente. E depois como será? Qual o próximo profeta?

      • O problema de Portugal é que existem imbecis que idolatram políticos como heróis. Eles só estão a fazer o seu trabalho, e mal por sinal. A maior parte não sabe governar uma casa quanto mais um país.
        O problema desses bairros é que se focam em quem é a melhor equipa, em vez de se preocuparem com o jogo. De nada vale ter o Cristiano Ronaldo na equipa, mas depois acabar o campeonato em ultimo lugar.
        Acordem e preocupem-se com o que é relevante.

  1. é uma forma de racismo…quando dizem: “este estudo pode ser útil na contratação de profissionais.” Já não basta a cor mas também a personalidade de cada um está em causa!
    (nota: estou a ser irónico…. mas a situação pode ser parecida!)

    • Racismo tem a ver com o dar um tratamento inferior/pior a alguém em função da sua raça/etnia.
      Quando muito poderá ser uma forma de discriminação.

  2. Curioso titulo, que depois não se verifica no texto, IMBECIL, definição “É aquele que diz ou pratica imbecilidades, tonto, débil, ignorante.” não sei se o jornalista colocou o título por mim, ou porque não sabe o significado, como eu o sei……

RESPONDER

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …