Quatro portugueses no onze ideal. Griezmann é o melhor jogador do Euro

Etienne Laurent / EPA

Rui Patrício foi um gigante entre os postes, Pepe esteve imperial na defesa e foi considerado o Homem do Jogo pela UEFA

Rui Patrício foi um gigante entre os postes, Pepe esteve imperial na defesa e foi considerado o Homem do Jogo pela UEFA

A seleção portuguesa de futebol, com o guarda-redes Rui Patrício, os defesas Pepe e Raphael Guerreiro e o avançado Cristiano Ronaldo, domina o onze ideal do Euro 2016 da UEFA.

Na escolha feita pelos 13 observadores técnicos do organismo que rege o futebol europeu, além dos quatro jogadores que conquistaram pela primeira vez um título continental para Portugal, constam ainda os alemães Joshua Kimmich, Jerôme Boateng e Toni Kroos, os franceses Antoine Griezmann e Dimitri Payet, assim como os galeses Joe Allen e Aaron Ramsey.

O onze foi escolhido pelo grupo de observadores técnicos liderado pelo Diretor Técnico da UEFA, Ioan Lupescu, e que inclui Alex Ferguson, Alain Giresse, David Moyes, Packie Bonner, Mixu Paatelainen, Savo Milosevic, Peter Rudbaek, Gareth Southgate, Thomas Schaaf, Jean-François Domergue, Ginés Meléndez e Jean-Paul Brigger.

Em declarações ao site da UEFA, Alex Ferguson explicou os critérios da escolha: “Após um período de deliberação, os observadores escolheram uma equipa composta pelos jogadores que tiveram os melhores desempenhos das melhores equipas no UEFA EURO 2016”.

“Escolhemos defesas centrais dominadores, laterais que conseguiram atacar e defender, trincos capazes de controlar o jogo e a sua dinâmica, atacantes flexíveis e criativos, com capacidade de criar e marcar golos. Acreditamos que os onze selecionados representam o melhor da competição”, explicou.

A melhor formação da competição, que terminou no domingo, alinharia com Rui Patrício na baliza, Joshua Kimmich, Jerôme Boateng, Pepe e Raphael Guerreiro no quarteto defensivo e com os médios Toni Kroos, Joe Allen, Aaron Ramsey e Dimitri Payet atrás dos avançados Antoine Griezmann e Cristiano Ronaldo.

O ‘capitão’ da seleção lusa já tinha incluído o melhor onze de sempre dos Campeonatos da Europa e antes já havia sido também escolhido para os 23 melhores em 2004 e 2012, o mesmo sucedendo com Pepe em 2008 e 2012.

Griezmann é o melhor jogador do Euro

O avançado francês Antoine Griezmann foi hoje designado melhor jogador do Euro 2016, tornando-se o primeiro futebolista a ser distinguido sem se ter sagrado campeão europeu, título que foi conquistado por Portugal.

O internacional, de 25 anos, foi também o melhor marcador do torneio, com seis golos, apesar de ter ficado em ‘branco’ na final de domingo, em que a seleção portuguesa venceu a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, com um golo do suplente Éder, aos 109 minutos.

O francês ficou praticamente sem rival na corrida ao troféu destinado ao melhor jogador da prova quando Cristiano Ronaldo, a maior referência da equipa portuguesa, teve de ser substituído aos 25 minutos do jogo disputado no Stade de France, em Saint-Denis, devido a lesão.

Griezmann, autor também de duas assistências, tornou-se o primeiro jogador a ser designado o melhor do Europeu sem ter conquistado o título coletivo, desde que o troféu foi instituído, em 1996, numa escolha consensual do painel de 13 observadores técnicos da UEFA.

O avançado francês marcou os dois golos na vitória da França sobre a campeã mundial Alemanha, nas meias-finais, tendo ainda virado o resultado a favor da seleção anfitriã nos oitavos de final, no triunfo por 2-1 sobre a República da Irlanda.

ZAP / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …

Maioria dos portugueses quer manter escolas fechadas (e quase metade defende encerramento até à Páscoa)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que a maior parte dos portugueses defende o prolongamento do encerramento das escolas. A eventualidade de voltar a reabrir as escolas …

Costa anuncia apoio a recandidatura de Guterres à ONU. EUA querem voltar à instituição

O primeiro-ministro António Costa formalizou, esta quarta-feira, o apoio de Portugal à recandidatura de António Guterres a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocupa o cargo desde 2016. "António Guterres serviu de forma exemplar …

PS e PSD vão chumbar audição do presidente do Tribunal Constitucional requerida pelo PAN

O PS e o PSD vão votar contra o requerimento do PAN para chamar o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, à comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, por considerarem que não é competência do parlamento …

Mais 1480 infetados com covid-19 e 50 mortes em Portugal

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 50 mortes e 1.480 novos casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, foram confirmados mais 1.480 novos casos de infeção …

MP abre inquérito a ataque racista a sessão virtual de estudantes do Liceu Camões

O Ministério Público confirmou esta terça-feira a abertura de um inquérito na sequência de uma queixa relativa a ataques racistas e neonazis no âmbito de uma sessão virtual sobre racismo organizada pela associação de estudantes …