Quatro portugueses no onze ideal. Griezmann é o melhor jogador do Euro

Etienne Laurent / EPA

Rui Patrício foi um gigante entre os postes, Pepe esteve imperial na defesa e foi considerado o Homem do Jogo pela UEFA

Rui Patrício foi um gigante entre os postes, Pepe esteve imperial na defesa e foi considerado o Homem do Jogo pela UEFA

A seleção portuguesa de futebol, com o guarda-redes Rui Patrício, os defesas Pepe e Raphael Guerreiro e o avançado Cristiano Ronaldo, domina o onze ideal do Euro 2016 da UEFA.

Na escolha feita pelos 13 observadores técnicos do organismo que rege o futebol europeu, além dos quatro jogadores que conquistaram pela primeira vez um título continental para Portugal, constam ainda os alemães Joshua Kimmich, Jerôme Boateng e Toni Kroos, os franceses Antoine Griezmann e Dimitri Payet, assim como os galeses Joe Allen e Aaron Ramsey.

O onze foi escolhido pelo grupo de observadores técnicos liderado pelo Diretor Técnico da UEFA, Ioan Lupescu, e que inclui Alex Ferguson, Alain Giresse, David Moyes, Packie Bonner, Mixu Paatelainen, Savo Milosevic, Peter Rudbaek, Gareth Southgate, Thomas Schaaf, Jean-François Domergue, Ginés Meléndez e Jean-Paul Brigger.

Em declarações ao site da UEFA, Alex Ferguson explicou os critérios da escolha: “Após um período de deliberação, os observadores escolheram uma equipa composta pelos jogadores que tiveram os melhores desempenhos das melhores equipas no UEFA EURO 2016”.

“Escolhemos defesas centrais dominadores, laterais que conseguiram atacar e defender, trincos capazes de controlar o jogo e a sua dinâmica, atacantes flexíveis e criativos, com capacidade de criar e marcar golos. Acreditamos que os onze selecionados representam o melhor da competição”, explicou.

A melhor formação da competição, que terminou no domingo, alinharia com Rui Patrício na baliza, Joshua Kimmich, Jerôme Boateng, Pepe e Raphael Guerreiro no quarteto defensivo e com os médios Toni Kroos, Joe Allen, Aaron Ramsey e Dimitri Payet atrás dos avançados Antoine Griezmann e Cristiano Ronaldo.

O ‘capitão’ da seleção lusa já tinha incluído o melhor onze de sempre dos Campeonatos da Europa e antes já havia sido também escolhido para os 23 melhores em 2004 e 2012, o mesmo sucedendo com Pepe em 2008 e 2012.

Griezmann é o melhor jogador do Euro

O avançado francês Antoine Griezmann foi hoje designado melhor jogador do Euro 2016, tornando-se o primeiro futebolista a ser distinguido sem se ter sagrado campeão europeu, título que foi conquistado por Portugal.

O internacional, de 25 anos, foi também o melhor marcador do torneio, com seis golos, apesar de ter ficado em ‘branco’ na final de domingo, em que a seleção portuguesa venceu a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, com um golo do suplente Éder, aos 109 minutos.

O francês ficou praticamente sem rival na corrida ao troféu destinado ao melhor jogador da prova quando Cristiano Ronaldo, a maior referência da equipa portuguesa, teve de ser substituído aos 25 minutos do jogo disputado no Stade de France, em Saint-Denis, devido a lesão.

Griezmann, autor também de duas assistências, tornou-se o primeiro jogador a ser designado o melhor do Europeu sem ter conquistado o título coletivo, desde que o troféu foi instituído, em 1996, numa escolha consensual do painel de 13 observadores técnicos da UEFA.

O avançado francês marcou os dois golos na vitória da França sobre a campeã mundial Alemanha, nas meias-finais, tendo ainda virado o resultado a favor da seleção anfitriã nos oitavos de final, no triunfo por 2-1 sobre a República da Irlanda.

ZAP / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …

Bloco e Livre reúnem-se terça-feira para discutir "possíveis convergências"

O Bloco de Esquerda e o Livre reúnem-se, na terça-feira, no Parlamento, num encontro pedido pelo partido que elegeu Joacine Katar Moreira, e que também foi proposto ao PCP, PEV e PAN para discutir "possíveis …