Quatro homens condenados à morte no caso da jovem linchada que chocou o mundo

cv YouTube

Um tribunal do Afeganistão condenou quatro homens à pena de morte, depois de terem participado no linchamento de uma mulher que foi acusada de ter queimado o Corão. O caso ocorreu em Março passado e chocou o mundo.

Farkhunda, de 28 anos, morreu depois de ter sido espancada com pedras e paus por uma multidão de homens em fúria, atropelada e arrastada por um carro e, finalmente, incendiada. Tudo isto porque teria queimado o livro sagrado do Islão.

Em tribunal, diversas testemunhas garantiram, contudo, que a mulher, que sofreria de distúrbios mentais, não queimou o Corão.

O julgamento durou quatro dias e levou ainda à condenação de outros oito homens a penas de prisão de 16 anos. Outros 18 arguidos foram considerados inocentes.

Entretanto, decorre ainda o julgamento de 16 agentes da polícia que estão a ser julgados por não terem feito nada, durante o linchamento da jovem.

Este trágico episódio ocorreu a 19 de Março passado e foi notícia por todo o mundo, fruto da violência do acto.

Tudo terá começado por causa de uma discussão entre a vítima e uma figura religiosa sobre o facto de ela vender encantos às mulheres no santuário Shah-Du-Shamshaira, o local onde começaram as agressões, no centro de Cabul. Daí gerou-se um burburinho e a ideia de que ela teria queimado o Corão. Foi o suficiente para despoletar a violência incontrolável de dezenas de homens.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aconteceu em Março e já estão julgados em Maio!! Os tribunais do Afeganistão funcionam. Enviem o Carlos Alexandre para um estágio neste país!!

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …