Quatro concelhos não avançam no desconfinamento. Novas regras a partir de segunda

Após mais uma reunião do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva dá conta da evolução do processo de desconfinamento em Portugal.

A ministra da Presidência relembra que a partir da próxima semana, já no dia 14 de junho, entram em vigor novas regras no país.

Na próxima segunda-feira, o processo de desconfinamento dá mais um passo e serão aplicadas novas regras a todo o território continental:

  • Comércio a retalho e alimentar abertos de acordo com horário de funcionamento,
  • Restauração passa a ter novos horários de funcionamento, ou seja, os estabelecimentos podem estar abertos até à 1h da manhã,
  • Serviços públicos desconcentrados passam a poder atender sem marcação prévia,
  • Prática desportiva pode ter público,
  • Transportes coletivos com uma lotação máxima de 2/3 da lotação máxima,
  • Passa a ser necessária a testagem nas empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo posto de trabalho,
  • Eventos familiares com 50% da lotação.

A governante indica que há quatro concelhos que não vão avançar para a próxima fase, sendo que dois deles já tinham sido confirmados antes da conferência de imprensa: são eles Braga e Lisboa. A estes concelhos juntam-se ainda Odemira e Vale de Cambra.

Por outro lado, fica a nota dos concelhos que se encontram em estado de alerta por, pela primeira vez, terem ultrapassado o seu limite de incidência:

  • Albufeira,
  • Alcanena,
  • Arruda dos Vinhos,
  • Cascais,
  • Loulé,
  • Paredes de Coura,
  • Santarém,
  • Sertã,
  • Sesimbra,
  • Sintra

O alerta continua a servir para que as autoridades de saúde acelerem o controlo das cadeias de transmissão, tentando que o número de casos por 100 mil habitantes não continue a subir.

Só numa segunda avaliação é que estes concelhos poderão ser alvo de um conjunto de restrições específicas.

A partir de dia 14, o teletrabalho deixa de ser obrigatório, exceto para indivíduos imunodeprimidos e para os quatro concelhos que não irão avançar no desconfinamento.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 910 infetados e 6 mortos!… Mas vamos passar para um novo nível de desconfinamento daqui a 4 dias! Prudência e sensatez, palavras do Presidente da República.

RESPONDER

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …