“Quase morri”. Um dos infetados com legionella mal consegue respirar e leva surto a tribunal

“A culpa não há-de morrer solteira”. Quem o diz é Luís Medanha, um dos 88 infectados no âmbito do surto de legionela que proliferou por Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. “Quase morri”, diz, anunciando que vai levar o caso a tribunal.

Durante vários dias, um surto de legionela atacou as cidades de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim sem que se encontrasse a origem do problema. Finalmente, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/Norte) concluiu que a bactéria que origina a doença veio das torres de refrigeração da empresa Longa Vida.

Um dos infectados com a bactéria, Luís Medanha, revela ao Jornal de Notícias (JN) que esteve “quase do lado de lá”, com uma “pneumonia por legionela”, e diz que levar o caso a tribunal.

Estive quase a morrer. Não vou deixar passar em branco”, salienta.

Luís Medanha diz que está a “reaprender a viver” e que não consegue subir dois andares sem ter que recorrer a uma das três bombas de oxigénio que se tornaram suas “fiéis companheiras”.

Antes de ter sido infectado pela bactéria, praticava desporto, desde futebol a defesa pessoal, passando por caminhadas e pesca desportiva, e agora, até numa ida à praia que fica a 500 metros e bem “devagarinho”, fica “à rasca”, como desabafa ao JN.

“Sabe o que é querer respirar e não conseguir?”, aponta, frisando que os médicos lhe disseram que tem “mazelas que podem desaparecer ou não“.

Por isso, está decidido a processar a Longa Vida e espera que outros infectados se possam juntar a ele, num processo judicial.

“Falei com alguns, mas as pessoas têm medo. Nem que vá sozinho. Se são obrigados a fazer limpeza às torres, as leis são para cumprir, seja a Longa Vida, seja quem seja. Senão, assobiam para o lado e, daqui a uns tempos, fazem o mesmo”, aponta Luís Medanha.

Não é pelo dinheiro. É pelos que morreram e pelos que, como eu, podem ficar com mazelas para a vida”, acrescenta.

Longa Vida refuta ser a origem do surto

Na semana passada, a ARS/Norte atribuiu a origem do surto de legionela às torres da Longa Vida, uma empresa do grupo Nestlé, salientando que depois de terem sido desligadas “não ocorreu nenhum novo caso”.

Mas a Longa Vida nega que haja qualquer relação entre o surto e as torres de refrigeração do seu centro de distribuição em Perafita, Matosinhos.

“A Longa Vida não recebeu nenhuma notificação, de qualquer autoridade, que a informe sobre o estabelecimento de uma correlação entre a bactéria detectada nas torres de refrigeração do seu centro de distribuição – encerradas desde 11 de Novembro – e as pessoas afectadas por este surto”, salienta a empresa num comunicado divulgado pelo JN.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …